A fim de buscar parceria com o Crea-MG para a realização do 23º Congresso Nacional do Ministério Público, o diretor da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e também vice-presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), José Silvério Perdigão de Oliveira, reuniu-se com o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, no dia 24 de junho de 2019, na sede do Conselho.

O Congresso é o maior evento do Ministério Público e, nesta edição, cujo tema é “Ministério Público e a defesa dos direitos fundamentais: foco na efetividade”, a expectativa é reunir aproximadamente 2.000 pessoas, entre promotores e procuradores de todo país para discutir questões jurídicas, econômicas e sociais afetas à atuação do MP e de interesse da sociedade brasileira.

Para a promoção do 23º Congresso, a Conamp quer o apoio de todos os Creas e do Confea, devido à capilaridade do Sistema em todo país. O Crea-MG se dispôs a fazer uma interlocução com o Conselho Federal. “Queremos contribuir com a Associação, pois reconhecemos que ela desenvolve um trabalho muito importante. Nossa gestão tem dialogado e firmado Termo de Cooperação Técnica com várias instituições, visando à troca de dados e informações para aprimoramento dos trabalhos, proporcionando à sociedade segurança, bem-estar humano e social e equilíbrio ambiental”, enfatizou o presidente Lucio Borges.

Ministério Público Itinerante

Outro assunto discutido na reunião foi o projeto Ministério Público Itinerante, criado em 2010 e que já atendeu aproximadamente 30 mil pessoas em mais de 250 municípios mineiros com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). De acordo com José Silvério, o apoio do Crea-MG nesta iniciativa é primordial nas ações que envolvem a engenharia. “Nosso objetivo é contribuir com diversas melhorias para a sociedade. Podemos atuar em prol das comunidades, buscando além da mitigação dos conflitos e efetividade dos direitos fundamentais, a prestação de alguns serviços essenciais aos cidadãos”, destacou.

Também participaram da reunião, o Relações Públicas da Conamp Carlos Pereira; o superintendente de Fiscalização e Atendimento, engenheiro agrônomo Humberto Falcão; o gerente de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder; o procurador-geral do Crea-MG Rubens Jardim.

23º Congresso Nacional do Ministério Público
Data: 04 a 06 de setembro de 2019