No dia 17 de junho de 2019, ocorreu reunião entre o Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Minas Gerais (Sintamig) e o Crea-MG. O objetivo do encontro foi discutir a operacionalização do Conselho dos Técnicos Agrícolas, criado em março do ano passado, pela Lei 13.639/2018, mas ainda não instituído.

Na oportunidade, o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, reforçou que o Crea-MG está sempre de portas abertas para dialogar com todos os setores. “Estamos à disposição para trabalhar em conjunto com o novo conselho, auxiliando no que for preciso. Principalmente para desempenhar o que é a atividade fim de todos os conselhos, a fiscalização ”, ressaltou. Lucio completou dizendo, que além de uma boa relação entre os conselhos, é também muito importante que as entidades profissionais atuem de forma a apoiar os profissionais, inclusive na realização de eventos como cursos, treinamentos, e outros.

O presidente do Sintamig, técnico agrícola Jovelino de Carvalho Gomes, acredita que grande parte dos problemas do país são por falta de fiscalização. “Sempre tivemos uma boa relação com o Crea e não é porque estamos deixando o Sistema Confea/Crea que isso vai mudar. Queremos manter essa proximidade com o Crea para podermos desempenhar bem nossas atividades”, explicou.

Além dos presidentes, participaram, do Sintamig, o vice-presidente Higino dos Santos Frederico, o diretor Ely Avelino e o técnico Vitório Alves de Freitas; e do Crea-MG, o superintendente de Fiscalização e Atendimento, engenheiro agrônomo Humberto Falcão e o gerente de Registro, Acervo e Atendimento, engenheiro civil Luiz Pimenta.