O Crea-MG participou, no dia 25 de maio de 2019, do 10º Café com o Presidente do Clube de Engenharia de Divinópolis (CED). O encontro, que foi realizado na Inspetoria de Divinópolis, teve a presença de mais de 40 profissionais do Sistema, representantes do Crea-Minas Júnior e funcionários da inspetoria. Na abertura, o superintendente de Fiscalização e Atendimento, engenheiro agrônomo Humberto Falcão, fez uma apresentação sobre o Sistema Confea/Crea, explicando aos presentes a estrutura funcional, legislação e atividades do Conselho.

O evento teve o objetivo de discutir a Resolução 1.047/2013 do Confea, que altera os procedimentos para instauração, instrução e julgamento dos processos de infração e aplicação de penalidades e esclarecer aos profissionais os procedimentos adequados para preenchimento da ART de Cargo e Função.

Na oportunidade, outro assunto debatido foi a Portaria 570/2016 do Ministério das Cidades, que dispõe sobre as operações de crédito com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), contratadas no âmbito do Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU), integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida. “É uma exigência da Portaria 570 que, para o atendimento ao Programa Minha Casa Minha Vida, as casas sejam construídas por empresas do ramo da construção civil, com os devidos responsáveis técnicos na execução das obras”, explicou o presidente do Clube de Engenharia de Divinópolis, engenheiro civil Luiz Paulo da Silva Mendes.

Também participaram do encontro, a supervisora da região Central Denise Guimarães, o gerente técnico e de atribuições profissionais, engenheiro agrônomo Gustavo Freitas; o inspetor-tesoureiro de Divinópolis e diretor de Relações com o Mercado do Ibape-MG, engenheiro civil Luiz Otávio Pereira, o superintendente regional do Crea-Minas Junior, Otair Júnior e  funcionários da inspetoria.