Lavras sediou, no dia 25 de abril de 2019, o CEP Inspetorias que precede o Congresso Estadual de Profissionais (CEP-MG). O evento, que contou com 45 participantes, ocorreu na Universidade Federal de Lavras (Ufla), onde se reuniram profissionais e estudantes.

De acordo com o inspetor-chefe de Lavras, engenheiro agrônomo, Mateus Olímpyo Tavares de Ávila, o evento aproximou profissionais e estudantes que discutiram os assuntos propostos pelo Congresso, além de outros temas. "Acredito que podemos melhorar muito a nossa forma de ação. As propostas são uma forma de disponibilizar o conhecimento da nossa área técnica para a sociedade", explicou.

Após discutirem Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional, tema do 10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), os participantes formularam propostas observando os cinco eixos temáticos: inovações tecnológicas, recursos naturais, infraestrutura, atuação profissional e atuação das empresas de engenharia.

As 26 propostas, aprovadas pelos 18 profissionais participantes do evento em Lavras, seguem para a etapa da região Sul. Os profissionais também escolheram seis delegados, que irão representar a inspetoria na próxima etapa.

10º CEP/CNP - O CEP/CNP é um fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

A série de eventos é realizada a cada três anos e conta com o apoio institucional da Mútua, responsável por parte do custeio das atividades e das delegações que vão participar das etapas regional, estadual e nacional.