Paracatu sediou, no dia 29 de abril de 2019, o CEP Inspetorias que precede o Congresso Estadual de Profissionais (CEP-MG). O evento ocorreu no Centro Universitário Atenas (Uniatenas), onde se reuniram os estudantes e profissionais. Aproximadamente 50 pessoas participaram do Congresso.

Para o inspetor-chefe de Paracatu, engenheiro eletricista Valcir Soares de Queiroz, o CEP foi de grande importância para que os profissionais da cidade pudessem apresentar as suas demandas e contribuir, com propostas, para o desenvolvimento local e nacional.  "A realização do CEP na cidade de Paracatu aproximou os profissionais do Conselho, deu voz ao profissional paracatuense, aproximou os estudantes dos profissionais e do Conselho. Quem mais ganha com isso é a sociedade paracatuense por ter profissionais que estão dispostos a lutar pela qualidade de vida em nossa cidade", afirmou.

Após discutirem Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional, tema do 10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), os participantes formularam propostas observando os cinco eixos temáticos: inovações tecnológicas, recursos naturais, infraestrutura, atuação profissional e atuação das empresas de engenharia.

As quatro propostas aprovadas pelos 17 profissionais participantes do evento em Paracatu, seguem para a etapa da região Norte. Os profissionais também escolheram quatro delegados, que irão representar a inspetoria na próxima etapa.
10º CEP/CNP - O CEP/CNP é um fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.
A série de eventos é realizada a cada três anos e conta com o apoio institucional da Mútua, responsável por parte do custeio das atividades e das delegações que vão participar das etapas regional, estadual e nacional.