Pesquisar no site...

A 2º edição Road Show - Energia Fotovoltaica: Desafios e Soluções reuniu, no dia 25 de abril de 2019, dezenas de profissionais na sede do Crea-MG. O evento, promovido pela seção mineira da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (Abee-MG), contou com o apoio do Conselho, do Ceitel e da Intelbras.

Na abertura do evento, o engenheiro eletricista Paulo Lamac, vice-prefeito de Belo Horizonte, lembrou que a capital tem se destacado nas discussões acerca das energias alternativas. “Desde 2007, temos o Comitê de Mudanças Climáticas e Ecoeficiência e, por causa das políticas voltadas à sustentabilidade, temos, hoje, classificação “B” pelo Carbon Disclosure Project (CDP), que identifica o avanço das cidades na sustentabilidade energética. Ontem, 24 de abril, anunciamos a instalação de uma usina fotovoltaica no Parque das Mangabeiras, com investimento de R$ 400 mil e em uma área de cerca de 1.000m², que deve ser concluído até o final deste ano”, exemplificou. 

A relevância do tema foi destacada pelo presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges. “A questão energética interessa a todos nós e, para sistematizar as discussões e informações sobre o tema, o Crea instituiu o Grupo de Trabalho Soluções Energéticas. Eventos como este são importantes para ampliar o diálogo e avançar nas ações que garantam a sustentabilidade energética”, reforçou Lucio. 

O presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, explicou que o Conselho Federal tem se empenhado junto ao governo federal para que ações concretas e investimentos sejam realizados na promoção da sustentabilidade energética. “Temos uma ação forte junto ao governo porque a questão energética é estratégica para a soberania nacional. Quando agregamos a tecnologia e o conhecimento, como aqui nesse evento, podemos contribuir para melhores soluções para a sociedade”, afirmou Joel.

Para o presidente da Abee-MG, Alfredo Marques Diniz, este é um “momento é propício para discutir sobre fontes de energia para atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 (ODS7), que aborda a necessidade de assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos”.

Inovação e mercado

As inovações em pesquisa e em projetos de energia fotovoltaica têm contribuído para baratear seu preço, segundo o executivo de vendas Daniel Felipe Pereira. Ele explica que a intelbras quer fazer o sistema fotovoltaico acessível a todos. “Este sistema fotovoltaico parcelado em 60 vezes está saindo mais barato do que a conta de luz que o cliente está pagando hoje. Nossa intenção é ampliar o mercado, fazendo novas parcerias com os engenheiros, pois para todo sistema instalado há necessidade de um engenheiro fazer o projeto e acompanhar a obra”, explicou.

Além de discutirem as soluções energéticas no espaço urbano, os especialistas lançaram um aplicativo de cálculo para projeto de usina solar do cliente. “O aplicativo Intelbras Solar X usado pelo cliente monitora quanto o sistema fotovoltaico, que são placas e inversores, está produzindo de energia, além de conseguir emitir relatórios diários, mensais e anuais de geração, gerando um controle para o cliente”, explicou o instrutor técnico Thiago Silva.

De acordo com os especialistas, o mercado de energia fotovoltaica deve expandir em 2019. Atualmente, Minas Gerais é o maior produtor de energia fotovoltaica do país, com 148 megawatts de potência instalada e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a cidade com a maior capacidade de geração de energia, com 12 megawatts. Todo este desenvolvimento faz parte de um estado que tem proposto medidas de incentivo à produção desta energia atraindo o desenvolvimento para a engenharia, a sustentabilidade de nosso estado e, sobretudo, para o desenvolvimento econômico mineiro”, enfatizou o  engenheiro eletricista Igor Braga Martins, coordenador do Grupo de Trabalho Soluções Energéticas do Crea-MG.

No fim do evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer linhas de crédito para investimento no setor, apresentadas pelo diretor geral da Mútua-MG, engenheiro industrial mecânico Abelardo Ribeiro de Novaes Filho; pelo gerente comercial do Sicoob Engecred-MG, Breno Vítor de Castilho; e pelo gerente de negócios do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Fernando de Lima Paulo.

 

Confira as fotos