Pesquisar no site...

Os presidentes do Confea, Joel Krüger, e do Crea-MG, Lucio Borges, reuniram-se com as Câmaras Especializadas, no dia 25 de abril de 2019. Joel veio a Belo Horizonte para uma agenda de trabalho no Regional mineiro e esteve com os conselheiros para  ouvir demandas e esclarecer diversas dúvidas sobre resoluções do Conselho Federal e alinhar procedimentos. Para o presidente Lucio, o encontro reforça a disponibilidade do Confea em ouvir e buscar soluções para as demandas dos conselheiros do Crea-MG. “A presença do Joel é muito importante para todos nós. O Confea e o Crea-MG tem dialogado permanentemente sobre diversos temas. Nossas ações estão integradas e alinhadas para fortalecer nosso Sistema e nossas profissões”, enfatizou.

Na Câmara de Engenharia Civil (CEEC), foram discutidos assuntos como docência em cursos de engenharia; processos éticos disciplinares; Resolução 1047/2013, que dispõe sobre os procedimentos para instauração, instrução e julgamento dos processos de infração e aplicação de penalidades; Resolução 58/2019 do Conselho Federal dos Técnicos (CFT), que define as prerrogativas e atribuições dos Técnicos Industriais com habilitação em edificações; salário mínimo profissional; ensino à distância nos cursos de engenharia e sombreamento das atividades entre as modalidades civil e elétrica. O encontro na Câmara de Civil também contou com a presença do presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), Julvan Lacerda, e do prefeito de Andradas, Rodrigo Lopes, que convidaram os conselheiros para o 36º Congresso Mineiro de Municípios.

Já na Câmara de Engenharia Elétrica, os conselheiros conversaram com Joel sobre ART Nacional, estreitamento das relações do Confea junto ao MEC e às agências reguladoras; editais de concurso e licitações e eleições via internet. Na sequência, os presidentes Lucio e Joel conversaram com os conselheiros das Câmaras de Engenharia de Agrimensura  (CAGR), de Agronomia (CEAG), de Química (CEEQ), de Geologia e Minas (CEGM), de Mecânica Metalúrgica (CEMM) e de Segurança do Trabalho (CEEST).Os principais pontos abordados foram a Resolução 1.073/2016, que regulamenta a atribuição de títulos, atividades, competências e campos de atuação profissionais aos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea; outorga do uso de água; atribuições; ética; ações de fiscalização na mineração e valorização profissional.

Após responder aos conselheiros, Joel Krüger destacou que o Confea trabalha para integrar os Creas e se aproximar mais dos conselheiros dos Regionais. “Esta é uma reunião de trabalho. Nossa intenção é estar mais próximo da base do Sistema. Buscamos, em parceria com o Colégio de Presidentes, fazer uma revisão dos nossos normativos e ajustar o que precisa ser melhorado, como nosso sistema de informática. Como o Sistema Confea/Crea é antigo e cada Regional construiu seu próprio modelo, temos muita dificuldade para a implantação de uma ART Nacional, de visto eletrônico e outros documentos. É nessa linha de harmonização que estamos trabalhando”, explicou.

Para a coordenadora da Câmara de Agronomia e do Fórum dos Coordenadores, Camila Barbosa, a vinda do Joel ao Crea-MG “é bem vista em função da aproximação e possibilidade de manifestação dos anseios das Câmaras e profissionais que elas agregam”, enfatizou.

Leia mais:

Confea, Crea-MG e sindicatos patronais defendem ações de valorização profissional

 

Confira as fotos