Varginha recebeu, no dia 15 de abril de 2019, o CEP Inspetorias que precede o Congresso Estadual de Profissionais (CEP-MG). O encontro contou com o apoio do Centro Universitário Unis, que sediou o encontro.

Para o inspetor-chefe de Varginha, engenheiro civil Adimar Rezende Lages, o encontro foi importante para profissionais da cidade e região debaterem os novos rumos da engenharia, agronomia e geociências no estado e no país. “O CEP Varginha foi o momento propício para integração e discussão dos profissionais, que contribuíram com seus conhecimentos e experiências na formulação de propostas. Foi de extrema importância a conscientização deles sobre suas responsabilidades no desenvolvimento do país", afirmou.

Após discutirem Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional, tema do 10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), os participantes formularam propostas observando os cinco eixos temáticos: inovações tecnológicas, recursos naturais, infraestrutura, atuação profissional e atuação das empresas de engenharia.

As 17 propostas aprovadas pelos 42 profissionais participantes do evento em Varginha seguem para a etapa da região Sul. Os profissionais também escolheram 14 delegados, que irão representar a inspetoria na próxima etapa.

Além do Centro Universitário Unis, também participaram do encontro representantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet), da Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) e da Faculdade Cenecista de Varginha (Faceca).

10º CEP/CNP - O CEP/CNP é um fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

A série de eventos é realizada a cada três anos e conta com o apoio institucional da Mútua, responsável por parte do custeio das atividades e das delegações que vão participar das etapas regional, estadual e nacional.