Pesquisar no site...

O Crea-MG realizou, entre os dias primeiro a 05 de abril de 2019, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) com o objetivo de conscientizar os funcionários sobre os cuidados com a saúde e segurança laboral. 

O evento foi organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Crea-MG. De acordo com o presidente da Cipa, Fábio Fonseca, a Sipat é relevante para criar uma cultura de segurança no trabalho. “Essa semana serve para conscientizar os funcionários do Crea sobre a importância de se eliminar os riscos de acidentes laborais e desenvolver uma atitude vigilante no trabalho”, afirmou. 

No primeiro dia, o fisioterapeuta e agente de saúde Lucas Nicolás do Grupo Saúde e Vida ministrou a palestra “DST, planejamento financeiro familiar, drogas lícitas, câncer” e explicou as formas de transmissão, sintomas e tratamento de algumas doenças, entre elas aids, sífilis, gonorreia, papiloma vírus humano (HPV). 

No segundo dia, o médico oftalmologista Rodrigo Hofman  apresentou o tema saúde ocular e orientou sobre os cuidados que se devem ter com a visão. Após a palestra, os funcionários do Crea-MG realizaram exame de acuidade visual. 

Saúde da mulher e obesidade foi o assunto tratado no terceiro dia pela enfermeira da gestão em saúde da Vitallis Ana Carolina Andrade. Ela alertou para a necessidade de se fazer exames preventivos contra câncer de mama e de cólon de útero. 

No quarto dia, o tema da palestra foi Brigada de incêndio e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), ministrada pelo engenheiro civil e de segurança do trabalho Ricardo dos Santos Soares. Ele explicou as medidas de proteção contra incêndio e pânico de uma edificação e listou casos de incêndio no Brasil, como o Ninho do Urubu, no Rio de              Janeiro; Creche Gente Inocente em Janaúba, Minas Gerais; Boate Kiss em Santa Maria, Rio Grande do Sul. 

A Sipat terminou com a apresentação do policial rodoviário federal Reinaldo Costa que falou sobre direção defensiva e orientou os funcionários do Conselho sobre os cuidados necessários no trânsito, como usar cinto de segurança, não falar ao celular,  não ultrapassar o limite de velocidade.

 

Funcionarios Sipat

 

Confira as fotos