Pesquisar no site...

O presidente do Sindicato dos Condomínios Comerciais Residenciais e Mistos de Minas Gerais (Sindicon-MG), Carlos Eduardo Alves de Queiroz, reuniu-se com o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, para reafirmar a necessidade de fiscalização do Conselho em condomínios. “O condomínio gosta de ser fiscalizado. Isso melhora a segurança”, explicou Carlos.

Na oportunidade, o presidente Lucio Borges falou sobre as blitze de fiscalização realizadas com sucesso pelo Crea, principalmente no interior do estado. Lucio sugeriu que fossem programadas ações semelhantes com foco em condomínios, inicialmente da capital mineira. “Podemos fazer um trabalho conjunto. Criamos uma rotina e, a partir de indicação do Sindicon, o Crea-MG mobiliza uma equipe de fiscais para fazer verificações em condomínios. Quando fazemos uma blitz no interior, a cidade toda sabe que o Crea está lá. Esse tipo de ação dá muito resultado”, ressaltou Lucio.

O superintendente de Fiscalização e Atendimento, engenheiro agrônomo  Humberto Falcão, presente à reunião, acredita que é preciso conscientizar os síndicos para potencializar as ações do Conselho. “Temos que andar juntos, os síndicos podem e devem nos acionar sempre que houver atividade de engenharia no condomínio”, afirmou Falcão.

As principais atividades verificadas em condomínios são a presença de responsáveis técnicos,reformas, manutenção de elevadores e de ar-condicionado. Foi a questão dos elevadores que aproximou o Sindicon-MG da Associação de Engenharia Mecânica e Industrial de Minas Gerais (Abemec-MG). “O trabalho conjunto é sempre muito bem-vindo. A Abemec-MG já é parceira do Sindicon, e com o envolvimento do Crea, as ações serão potencializadas”, explicou o presidente da associação, engenheiro mecânico Marcelo Aguiar de Souza. O conselheiro do Crea-MG e diretor financeiro da Abemec-MG, engenheiro mecânico Ronaldo Chartuni Bandeira, ressaltou que o Conselho pode contribuir muito com os condomínios. “A Câmara Mecânica e Metalúrgica já editou cartilha que traz uma metodologia para manutenção de elevadores e agora está desenvolvendo um trabalho específico para ar-condicionado”, concluiu Ronaldo.

Ao final da reunião, o presidente Lucio colocou a assessoria parlamentar do Conselho à disposição do sindicato no sentido de atuar em conjunto para apresentar propostas de leis a parlamentares mineiros. “Temos feito muitas articulações e podemos auxiliar os vereadores, deputados, senadores na elaboração das proposições que melhorem a segurança dos condomínios, dentro da nossa missão de proteger a sociedade”, finalizou Lucio.