O Crea-MG e o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) assinaram, no dia 12 de março de 2019, um termo de cooperação técnica que prevê, entre outras ações, a realização de eventos conjuntos. “Temos que trabalhar juntos para trocarmos informações, dialogar e nos apoiar”, lembra o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges.

O termo estabelece que os dois conselhos realizem ações conjuntas para os profissionais, na forma de palestras e divulgações que promovam a capacitação profissional. Além dos eventos, também foi acordada a troca de informações cadastrais de pessoas jurídicas, cujos dados contribuirão para as fiscalizações do Crea e do CRC. “Somos entidades que prezam pela fiscalização e pela boa conduta dos profissionais, então o investimento em cursos e palestras conjuntas irá promover a valorização profissional. Além disso, estamos apresentando ao Crea a oportunidade de divulgar o Fia, que é um projeto do Fundo da Infância e do Adolescente para o qual todos os contribuintes do imposto de renda podem destinar parte de suas contribuições, ajudando organizações e institutos credenciados”, ressalta a presidente do CRCMG, Rosa Maria Abreu Barros.

Além dos presidentes do Crea e CRC, a reunião contou com a presença do vice-presidente da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), que também coopera com o Conselho, Sauro Henrique de Almeira. As ações da Jucemg contribuem com a disponibilização de informações sobre empresas registradas na junta comercial que realizam atividades passiveis de fiscalização do Crea-MG. “Nosso objetivo é fazer um trabalho conjunto com os conselhos, para fortalecer o trabalho da fiscalização da atividade profissional. O acompanhamento do exercício das profissões evita que tenhamos leigos sem capacidade técnica exercendo atividades de engenharia ou contabilidade”, destaca Sauro.