Pesquisar no site...

doc word 01. Desenvolvimento Nacional

Discurso de Darc da Costa sobre a importância do CEP/CNP para o Sistema Confea/Crea, proferido durante a SOEA

 

doc pdf 02. ATUAÇÃO DAS EMPRESAS DE ENGENHARIA 

 Governança das Empresas de Engenharia e Obras Públicas

 

doc pdf 03. ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Os rumos na formação profissional da Engenharia, da Agronomia e das Geociências brasileiras

 

doc pdf 04. INFRAESTRUTURA

A governança da política de infraestrutura brasileira sob a ótica da Engenharia

 

doc pdf

 05. INOCAÇÕES TECNOLÓGICAS

Inovações Tecnológicas no processo do desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia, da Agronomia e das Geociências

 

doc pdf

 06. RECURSOS NATURAIS

O papel da Engenharia, da Agronomia e das Geociências na utilização e aproveitamento dos recursos naturais com sustentabilidade

 

doc pdf

 07. TEMA CENTRAL

Estratégias da Engenharia, da Agronomia e das Geociências para o Desenvolvimento Nacional

 

Leitura recomendada:

O Crea-MG selecionou textos e vídeos que podem ser úteis nas discussões sobre o tema central e os eixos do 10o. CEP. Confira:

 atuacaoprofissional

Atuação
Profisional

atuacao empresa 

Atuação de
Empresas de
Engenharia

inovacao tecnologica

Inovações
tecnológicas 

rec natural 

Recursos
Naturais

 infra

Infraestrutura

 

 geral

Gerais

 txtecnico

Textos
técnicos

 politicaspublicas

Políticas
Públicas

 

 

geralGerais

Os textos listados abaixo dão uma visão geral sobre a discussão proposta pelo 10o. CEP:

doc pdfAs empresas públicas na promoção do desenvolvimento regional - Modelos de desenvolvimento para Minas Gerais

Os slides abordam o papel das empresas públicas no desenvolvimento, considerando as desigualdades regionais, setores estratégicos e vocações, dentre outros aspectos. 

 



doc videoDe onde vem as boas ideias

Baseado no livro de mesmo nome, de autoria de Steven Jonhson, o vídeo fala da importância das interações entre as pessoas para a geração de boas ideias. Tudo a ver com o processo dos congressos de profissionais promovido pelo Sistema Confea/Crea/Mútua. Os debates realizados em cada etapa devem permitir a geração de boas ideias que vão nortear as propostas da Engenharia, da Agronomia e das Geociências para o desenvolvimento do país. 

 



doc pdfC
ódigo de Ética Profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia

O Código de Ética é um instrumento indispensável para a atuação da Engenharia, Agronomia, Geografia, Geologia e Meteorologia. Direitos, deveres e condutas vedadas aos profissionais estão orientados no Código.

 


doc webEstado empreendedor: setor público x setor privado

Por que o governo simplesmente não sai do caminho e deixa o setor privado, os "verdadeiros revolucionários", inovar? É a retórica que se escuta em todo lugar. No vídeo, Mariana Mazzucato desmistifica a ideia de que o Estado é um mero reparador de mercados e cita exemplos de investimentos de alto risco e inovações para advogar uma nova relação entre os setores público e privado.

 


Encontros Regionais - Diagnósticos técnicos apontam caminhos para o futuro

Cada uma das matérias traça um panorama e apresenta as propostas gerais dos eixos que nortearam os Encontros Regionais promovidos pelo Crea-MG entre 2012 e 2013.

doc pdfAlimentos - Impacto das Chuvas - Meio Ambiente - Rodovias - Urbanicidade

 


doc pdfBrasil 2035: cenários para o desenvolvimento

O livro integra o “Projeto Brasil 2035”, que teve como objetivo principal construir cenários para o Brasil que servissem de subsídio para o debate e a formulação de estratégias de longo prazo para o país, tendo 2035 como horizonte temporal. Sugerimos a leitura das cenas "bioeconomia: moldando o futuro da agricultura" e "energia", que estão diretamente relacionados aos tema e eixos do CEP.

 


doc webNotas de políticas públicas - Por um ajuste justo com crescimento compartilhado.

A página do World Bank de 2018 traz um panorama dos principais desafios de desenvolvimento econômico e social do Brasil, propondo possíveis caminhos para o enfrentamento. O texto traça um panorama dos cenário brasileiro frente ao mundo, destacando o baixo investimento do governo em políticas de infraestrutura. Com dados estatísticos, o documento apresenta as dificuldades e possíveis soluções do país.

 

 

atuacao empresaAtuação das empresas de Engenharia 

No eixo Atuação das empresas de Engenharia, o objetivo é discutir a governança das empresas de Engenharia e obras públicas. Arcabouço jurídico, tributação, planejamento e relacionamento entre os diversos órgãos e interessados estão entre algumas das questões contempladas por esse tópico.

 

doc webA Retomada da Agenda Perdida das Compras Públicas: Notas Sobre o Novo Projeto de Lei de Licitações da Câmara dos Deputados em 2018/2019.

O texto, por meio da apresentação de leis e regulamentos, debate sobre os processos legislatórios e pregões em obras públicas. No final do documento (PDF, a partir da página 121), há um interessante quadro-resumo com as alterações cogitadas e propostas. 

 


doc pdfA Engenharia Nacional e o desenvolvimento do País

O texto de Alexandre Santos, disponibilizado inicialmente como texto referencial do 9º. CNP, mostra que a engenharia brasileira deve ser considerada como setor estratégico da economia e protegida do risco de desnacionalização. O autor considera que o Brasil enfrenta o risco concreto de ver o setor da engenharia desnacionalizar-se e, ser ocupado por grandes corporações multinacionais.  

 

doc pdf

 Gerenciamento de obras públicas e as políticas de infraestrutura do Brasil contemporâneo

O texto traz um estudo de casos de seis obras brasileiras de infraestrutura para analisar os acertos e as dificuldades de gerenciamento de projetos. O autor propõe uma lista de verificação para apoiar a gestão do grande empreendimento e fala também sobre a implementação de políticas públicas e do monitoramento dos projetos. 

 


doc pdfImpacto econômico e social da paralisação das obras públicas

O texto fala sobre o impacto da paralisação das obras públicas, consequentes dos fatores públicos insuficientes e da ação dos órgãos de Fiscalização e Controle, voltados de maneira excessiva aos aspectos de legalidade operacional. O artigo mostra o alcance dos efeitos gerados pela paralisação de obras, buscando quantificá-los a partir dos dados disponíveis.

 

 

 

atuacaoprofissionalAtuação Profissional 

Os rumos da formação profissional da Engenharia e da Agronomia brasileiras é o destaque do eixo sobre Atuação Profissional. As competências e atribuições dos profissionais, educação à distância e qualificação continuada estão na ordem do dia dos debates, assim como questões relativas à legislação para concessão de atribuições no âmbito do Sistema Confea/Crea, sombreamentos e ética profissional, dentre outros aspectos.

 

doc wordAtuação profissional: os rumos da formação profissional da Engenharia e da Agronomia brasileiras

O artigo de Camila Karen Reis Barbosa discute a redução dos investimentos em educação e inovação tecnológica, a formação em EaD e a atuação dos profissionais. Ela destaca a questão do exercício ilegal da profissão como uma ameaça à sociedade.

 


doc webO Mercado de Trabalho Formal dos Profissionais da Engenharia

O estudo produzido pelo Dieese, em parceria com a Fisenge, de 2018, trata do mercado de trabalho na área de engenharia no Brasil e no mundo, trazendo dados estatísticos e números que mostram a recente queda da quantidade de empregos de engenharia. Os dados estão organizados em um capítulo geral, sobre o país, e capítulos específicos sobre os estados, facilitando o acesso e leitura do material.

 


doc pdfO que já existe e o que é novo

Escrito por Edison Flávio Macedo em 2013, como contribuição para o 8o. CNP, o texto traz reflexões sobre a natureza da mudança, tanto no contexto da engenharia e do Sistema, quanto no sentido semântico do termo. O artigo reflete, também, sobre a amplitude do Marco Legal que regula as profissões e os processos de alteração ou criação de legislações e de modos de gerenciamento. 

 


doc pdfA Engenharia e o Saci Pererê

O texto de Wilson Xavier Dias, submetido ao 8o. CNP, em 2013, demonstra, por meio de dados nacionais, a importância do Sistema Crea/Confea e Mútua para a sociedade e profissionais. O artigo destaca as interpretações errôneas que acabam por mitificar a figura dos Conselhos. Wilson demonstra as dimensões do Sistema, com destaque para a representação que este traz. Ao fim, o autor apresenta sugestões que servem de base para elaboração de propostas.

 


doc pdfUma abordagem crítica da Lei 5.194/66: O que deve ser preservado, o que precisa ser atualizado e as inovações demandadas pelos novos tempos

O artigo de Claude Pasteur de Andrade Faria, escrito em 2013, para o 8o. CNP, faz uma discussão ainda - ou cada vez mais - atual. Reflete sobre a Lei 5.194/66, destacando três aspectos distintos: o que deve ser mantido, o que deve ser alterado e o que deve ser incluído na legislação que foi escrita durante o período da ditadura militar brasileira e não condiz com a vigência de uma nova ordem constitucional de um estado democrático e de direito. Ao fim, o autor debate sobre os repasses realizados pelo Sistema, a Comissão de ética e o sistema de ARTs.

 


doc pdfA Mútua no contexto da modernização das leis nºs 5.194/66 e 6.496/77

O texto, que foi considerado referencial quando do 8o. CNP, em 2013, destaca a importância das ARTs para profissionais e contratantes, trazendo informações sobre as leis que regem a existência das Anotações. Outro tópico de discussão apresentado pelo artigo é a descentralização administrativa da Mútua, formas de eleição dos dirigentes da Caixa de Assistência, sustentabilidade financeira e novas propostas de benefícios para os profissionais registrados.

 


doc pdfEngenharia em Xeque

O texto, elaborado para o 9º. CNP, relata que os acidentes em empreendimentos em construção, muitas vezes com vítimas fatais, estão a abalar a credibilidade da engenharia brasileira. Explica que a contratação integrada levou ao desmantelamento da Engenharia Pública e que poder público deve voltar a desempenhar o papel de planejador dos investimentos e de gestor da realização, através da adoção de algumas medidas, entre elas resgatar o papel da Engenharia Pública. 

 


doc pdf

 Análise do perfil dos alunos do primeiro curso de EAD

O artigo mostra a análise dos perfis dos alunos do curso de Engenharia de Produção, com base em dados divulgados por órgãos oficiais brasileiros, como o INEP. A pesquisa aponta um grande crescimento no número de alunos e cursos nessa modalidade.

 


doc pdfO desafio da educação a distância no Brasil

Vani Moreira Kenski fala no texto sobre o histórico de experiências em EaD no Brasil. O artigo aponta os desafios atuais em relação a essa modalidade de ensino que cresce cada dia mais. 

 

infraInfraestrutura

A governança da política de infraestrutura brasileira sob a ótica da Engenharia é o cerne do eixo Infraestrutura, que abrange os debates sobre as cadeias produtivas, as esferas de governo e as demandas sociais.

 

doc pdfGrandes obras paradas: como enfrentar o problema?

O trabalho da CNI se propôs a analisar as obras paralisadas sob dois prismas. Primeiro, o do diagnóstico, que considerou a relevância das obras e do custo que implicam para o país. Segundo, o do desenho de uma agenda de propostas, que permita lidar com as obras que já estão paradas e evitar que o problema continue se repetindo com tanta frequência e custo.

 


doc webGovernança da política de infraestrutura: condicionantes institucionais ao investimento

O livro de 2018 traz uma coletânea de artigos que tratam da importância das políticas públicas para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Por meio dados estatísticos de investimentos, citações de estudos e pesquisas, e outros dados, os textos apresentam a situação do Brasil no setor, em comparação com outros países.

 



doc pdfDeterminantes regionais da produtividade industrial: o papel da infraestrutura

O artigo apresenta como a oferta de infraestrutura local influencia a produtividade da indústria nas regiões do Brasil, analisando o comportamento da produtividade das empresas de acordo com a infraestrutura regional ofertada, e avaliando se essa infraestrutura disponível na região afeta o desempenho das empresas. Ao fim, o artigo constrói um painel de dados considerando as informações da indústria de transformação nas mesorregiões brasileiras de 2000 a 2010.

 


doc pdfImpacto da infraestrutura de transportes sobre o desenvolvimento e a produtividade no Brasil.

O texto analisa o impacto do investimento público em transportes sobre o produto interno bruto (PIB) nacional. Durante o desenvolvimento são apresentados elementos teóricos e conceituais acerca do impacto de investimentos em infraestrutura econômica sobre o potencial de crescimento e desenvolvimento de uma nação, além de fazer uma revisão da literatura empírica e dados. O artigo usa como modelo econométrico empírico os Vetores Autoregressivos (VAR), que desenvolve um cálculo do coeficiente de correlação entre investimento público e privado em transportes.

 


doc pdfO Agronegócio e seus gargalos

Camil Eid, autor do texto utilizado no 9º. CNP, mostra que apesar do Brasil estar se posicionando como uma potência em agronegócio, o setor tem necessidade de conseguir mais investimento, tanto do setor público quanto da iniciativa privada e precisa de toda a atenção no que se refere à logística de transporte dos produtos agrícolas, dotando a estrutura de sistemas ferroviários, hidroviários e a melhoria dos portos.

 


doc pdf

 CNI 2016 – O financiamento do investimento em infraestrutura no Brasil

O texto da Confederação Nacional da Indústria aponta a progressiva deterioração da infraestrutura no Brasil, consequente do baixo investimento e de problemas de integridade na execução de projetos. Também é abordado o modelo de financiamento na infraestrutura no país.

 


doc pdf

 Logística brasileira nas operações de comércio exterior

O texto mostra uma pesquisa descritiva realizada para analisar a infraestrutura logística do país e apresentar possíveis alternativas, mudanças e soluções para a melhoria do setor. Os autores apontam a importância de investir na infraestrutura para que o Brasil se mantenha como competidor internacionalmente.

 


doc pdfQuanto precisamos investir até 2038?

O texto mostra um estudo sobre investimento em infraestrutura no Brasil. Ele fala da importância do estudo desse planejamento a longo prazo, promovendo concessões e parcerias para o desenvolvimento de conteúdo relevante nas áreas de energia elétrica, logística, saneamento básico, infraestrutura urbana e infraestrutura social. O estudo pretende colocar o Brasil, entre os 20 primeiros em infraestrutura no ranking do Fórum Econômico Mundial.

 

inovacao tecnologicaInovações Tecnológicas

Como fomentar inovações tecnológicas no processo de desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia e da Agronomia é a principal questão do eixo Inovações Tecnológicas.

 

doc webPontes deveriam se belas

Apresentado pelo engenheiro de estruturas, Ian Firth, o TED propõe uma reflexão sobre as condições de infraestrutura, inovações e potencial artístico das pontes. O vídeo, que tem 14 minutos, apresenta modelos de pontes ao redor do mundo e dados estatísticos sobre estas construções. Uma das discussões propostas por Ian é sobre o tempo de maturação das ideias e o desenvolvimento tecnológico relacionado à estruturas de engenharia, discutindo, ainda, a questão do risco envolvido nos empreendimentos desse tipo.

 


doc pdfInovação e Produtividade: Por uma renovada agenda de políticas públicas

Fernanda de Negri, do Ipea, aponta a necessidade de uma agenda renovada de políticas públicas para ampliar a produtividade e a inovação na economia brasileira. Relata que é necessário produzir conhecimento e tecnologias que possam contribuir na solução dos problemas concretos do país.

 


doc webThe Fourth Industrial Revolution - What It Means and How to Respond

O texto destaca os aspectos de infraestrutura e negócios de engenharia que sofreram modificações após a quarta revolução industrial. Dividido em tópicos, o autor explica por meio de exemplos e literatura da área os impactos das inovações para as pessoas, as empresas e os governos. Ao fim, o artigo transita pelas revoluções industriais anteriores para tentar prever quais mudanças podem ser esperadas no século XXI.

 


doc pdfImportância de investimentos em inovação tecnológica como fator chave para o desenvolvimento econômico 

Rayres helena Vicente e Paloma de Lavor Lopes, apontam uma relação postivia entre inovação e crescimento econômico e apresentam uma análise de dados para relatar como o dispêndio com inovação impactou o crescimento econômico brasileiro entre 2005 e 2011.

 


doc pdfInovações tecnológicas e o processo de desenvolvimento econômico      

No texto, Rodrigo Laureiro Medeiros aborda temas sobre a inovação tecnológica e sua importância para o desenvolvimento econômico dos países. É ressaltado também como as políticas da tecnologia impulsionam transformações nos aspectos da vida humana.

 

rec naturalRecursos Naturais 

O eixo Recursos Naturais propõe discutir o papel da Engenharia e da Agronomia na utilização e aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade.

 

doc webA engenharia e a sustentabilidade

A série de cartilhas apresenta o papel da engenharia na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, demonstrando assim o protagonismo da engenharia na construção de um planeta sustentável, estaremos contribuindo para a discussão e a formação de profissionais mais conscientes e gabaritados. A primeira cartilha – A Engenharia e a Sustentabilidade – traz uma abordagem ampla do papel da engenharia para a consecução do desenvolvimento sustentável, discutindo o papel da categoria profissional do Sistema Confea/Crea e o perfil para o exercício profissional com base nas premissas da sustentabilidade. A série é complementada com quatro cartilhas temáticas - solo e florestas, água, energia e mudanças climáticas, e cidade - que desenvolvem temas transversais nos ODS, na perspectiva do papel da engenharia nos pilares econômico, social e ambiental do desenvolvimento sustentável. Para tanto serão abordados conceitos e definições acerca dos temas, seus principais desafios, oportunidades tecnológicas, inovações e casos de sucesso.

 


doc pdfGestão de Recursos Naturais (Grn) e Conflitos

Gestão de Recursos Naturais (GRN) é o tema abordado no texto. Jean Marcel de Almeida realiza uma pesquisa básica sobre o GRN, que é o conjunto de ações para regular o uso de recursos naturais. O texto foca na importância do gerenciamento de recursos como consequência da Gestão Internacional de Recursos Naturais (GIRN).

 


doc pdfGestão sustentável de recursos naturais: interesses privados e públicos

O texto de Antônio Cipriano fala dos problemas e riscos dos recursos naturais, consequentes do crescimento da população e da atividade humana. O autor aponta que a sustentabilidade dos recursos naturais é condicionada pelas decisões influenciadas pelos aspectos econômicos.

 


 

doc pdf Estudo de alternativas para o incremento da oferta hídrica nas áreas de escassez crônica no norte de Minas – Resumo executivo (2018)

 

O resumo apresenta, de forma sucinta, o trabalho “Estudo de alternativas para o incremento da oferta hídrica nas áreas de escassez crônica no Norte de Minas Gerais”, que tem por objetivo garantir a toda a população da região, seja ela rural ou urbana, água potável em todas as situações, mesmo durante os períodos frequentes de escassez que assolam aquela região.

txtecnicoTEXTOS TÉCNICOS 

Confira textos que trazem discussões com uma perspectiva técnica:

 

doc pdfAnálise da Segurança de Barragens Através de Instrumentação e Geodésicas: Uma Abordagem Inovadora 

O texto de Niel Nascimento Teixeira fala sobre potencial de risco de barragens e necessidade de monitoramento.

 

 

 politicaspublicas Políticas Públicas

NACIONAIS

Metas Nacionais Prioritárias - Agenda De 100 Dias De Governo 

Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana 

Política Nacional de Resíduos Sólidos

Política Nacional sobre Mudança do Clima

Política Nacional de Recursos Hídricos 

Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (PNPCT)

Política Nacional de Educação Ambiental

Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal 

Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado

Projeto TerraMar

Plano Nacional de Energia 2030 

Programa de Incentivo às Fontes Alternativas 

Programa Nacional de Florestas

Programa de Eficiência Energética

Política Nacional de Segurança da Informação 

Política Energética Nacional

 

ESTADUAIS

Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2019 para o setor 

Certifica Minas – Certificação de produtos agropecuários e agroindustriais

Estratégia intersetorial de redução do uso de agrotóxicos e apoio à agroecologia e à produção orgânica em Minas Gerais – Plano estratégico 2018/2022 

Rede de Desenvolvimento Institucional e Capacitação – REDIC 

Minas Integrada 

Nossa Cidade Melhor 

Programa Saneamento é Vida   

Apoio à Agricultura Familiar - Distribuição de sementes 

Plano de Urgência para Enfrentamento da Seca 

Água para Todos - Universalização do Acesso

Água para Todos - Projetos de Pequenas Barragens

Conselho de Coordenação Cartográfica (Concar) 

Programa Mineiro da Qualidade e Produtividade no Habitat 

Parques Tecnológicos 

Simi - Sistema Mineiro de Inovação 

Polos de Excelência 

Programa de Incentivo à Inovação – PII 

Pop Ciência MG - Programa de Popularização da Ciência e Tecnologia 

Hub Minas Digital

Polos Regionais de Inovação

Projeto Cidades Digitais

Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica – IEBT 

Complexo Aeroespacial de MG 

Projeto de Difusão do Minas Digital 

Startup Universitário

Minas Inova 

PDDI | Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado 

Mobilidade Metropolitana

Plano Metropolitano de Gestão Integrada de Resíduos com Foco em Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) e Resíduos da Construção Civil e Volumosos (RCCV) 

Recursos Minerais de Minas Gerais

Geoparques