O recadastramento consiste na atualização dos dados cadastrais de todos os profissionais registrados nos CREAs, promovida pelo CONFEA.
Como solicitar:
Você tem acesso a esse serviço pela plataforma Sitac/Ambiente de Serviços e pode encaminhar a documentação digitalizada, sem a necessidade de se deslocar até uma unidade física para realizar a sua solicitação.
Área responsável: Departamento de Atendimento Registro e Acervo - DAA
Documentação necessária
-
Original e cópia ou cópia autenticada da carteira de identidade.
OBS. 1: Quando houver apresentação de documentos que não constem a naturalidade ou havendo abreviaturas nas informações sobre filiação no documento de identidade, deverá ser apresentada original e cópia ou cópia autenticada da certidão de casamento ou certidão de nascimento.
OBS. 2: Os documentos aceitos para comprovação de identidade são:
a) Carteira de identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública dos estados brasileiros;
b) Carteira nacional de habilitação (modelo com foto), desde que esteja dentro do prazo de validade;
c) Carteira de identidade emitida por conselhos de fiscalização profissional, exceto do Crea, tendo em vista que perderam sua validade a partir de 01 de maio de 2008, conforme Resolução 504 do Confea, de 14 de dezembro de 2007.
d) Identidade militar, expedida pelas Forças Armadas brasileiras ou forças auxiliares;
e) Carteiras funcionais expedidas por órgãos públicos e que, por força de lei federal, tenham fé pública e valham como documento de identidade em todo o território nacional. Atenção: no caso das carteiras funcionais, por ocasião do recebimento desse tipo de documento, o CREA deverá verificar qual a lei federal que atesta a fé pública e as qualifica como documento de identidade em todo o território nacional;
f) Cédula de identidade, com indicação de permanência no país, expedida na forma da lei, se estrangeiro.
2. Original e cópia ou cópia autenticada do CPF, caso não conste na carteira de identidade.
3. Original e cópia ou cópia autenticada do título de eleitor, quando brasileiro.
4. Foto 3x4 recente, colorida, com fundo branco e roupa em cor contrastante.
5. Caso possua curso de especialização em Segurança do Trabalho anotado em seu registro, o requerente deverá apresentar original e cópia ou cópia autenticada do respectivo diploma.
6. O profissional que desejar incluir na carteira nacional do CREA o grupo sanguíneo e o fator RH precisa apenas apresentar exame laboratorial específico ou carteira de doador de sangue.
Valor do serviço: conforme Instrução de Serviço vigente, disponível no site.
Importante
-
Com o recadastramento foi criado um banco de dados cadastrais em âmbito nacional, e as antigas carteiras de identidade profissional perderam sua validade em 1º de maio de 2008, sendo substituídas pelas novas carteiras nacionais do Sistema de Informações CONFEA/CREA (SIC).
-
Desde 1º de maio de 2008, o profissional que não fez o recadastramento não pode registrar Anotações de Responsabilidade Técnica (A.R.T.s), atuar como responsável técnico de empresas e empreendimentos, solicitar certidões ou acessar o Sitac/Ambiente de Serviços, entre outros.
Canais de informações:
Sitac/Versão MG - acesse os tutoriais disponíveis no YouTube: http://bit.ly/VideoSitac
Fale com a Ana, nossa assistente virtual.
Para isso, basta clicar no ícone de balões que fica no canto inferior direito da tela.
Central de Informações - de segunda a sexta - das 7h às 19h
0800 031 2732 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Unidades de Atendimento
http://bit.ly/UnidadesCreaMG
Compromisso de atendimento: no ato da solicitação.
Validade: indeterminada.
(Página atualizada em: 30/12/2020)