O recadastramento consiste na atualização dos dados cadastrais de todos os profissionais registrados nos CREAs, promovida pelo CONFEA.

Área responsável: Gerência de Atendimento e Acervo - GAA.

Documentação necessária

1. Original e cópia ou cópia autenticada da carteira de identidade.

OBS. 1: Quando houver apresentação de documentos que não constem a naturalidade ou havendo abreviaturas nas informações sobre filiação no documento de identidade, deverá ser apresentada original e cópia ou cópia autenticada da certidão de casamento ou certidão de nascimento.

OBS. 2: Os documentos aceitos para comprovação de identidade são:

a) Carteira de identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública dos estados brasileiros;

b) Carteira nacional de habilitação (modelo com foto), desde que esteja dentro do prazo de validade;

c) Carteira de identidade emitida por conselhos de fiscalização profissional, exceto do Crea, tendo em vista que perderam sua validade a partir de 01 de maio de 2008, conforme Resolução 504 do Confea, de 14 de dezembro de 2007.

d) Identidade militar, expedida pelas Forças Armadas brasileiras ou forças auxiliares;

e) Carteiras funcionais expedidas por órgãos públicos e que, por força de lei federal, tenham fé pública e valham como documento de identidade em todo o território nacional. Atenção: no caso das carteiras funcionais, por ocasião do recebimento desse tipo de documento, o CREA deverá verificar qual a lei federal que atesta a fé pública e as qualifica como documento de identidade em todo o território nacional;

f) Cédula de identidade, com indicação de permanência no país, expedida na forma da lei, se estrangeiro.

2. Original e cópia ou cópia autenticada do CPF, caso não conste na carteira de identidade.

3. Original e cópia ou cópia autenticada do título de eleitor, quando brasileiro.

4. Foto 3x4 recente, colorida, com fundo branco e roupa em cor contrastante.

5. Caso possua curso de especialização em Segurança do Trabalho anotado em seu registro, o requerente deverá apresentar original e cópia ou cópia autenticada do respectivo diploma.

6. O profissional que desejar incluir na carteira nacional do CREA o grupo sanguíneo e o fator RH precisa apenas apresentar exame laboratorial específico ou carteira de doador de sangue.

Valor do serviço: conforme Instrução de Serviço vigente, disponível no site.

Boleto: impressão do boleto do serviço, atenção ao selecionar a opção desejada.

Importante

1. Com o recadastramento foi criado um banco de dados cadastrais em âmbito nacional, e as antigas carteiras de identidade profissional perderam sua validade em 1º de maio de 2008, sendo substituídas pelas novas carteiras nacionais do Sistema de Informações CONFEA/CREA (SIC).

2. Desde 1º de maio de 2008, o profissional que não fez o recadastramento não pode registrar Anotações de Responsabilidade Técnica (A.R.T.s), atuar como responsável técnico de empresas e empreendimentos, solicitar certidões ou acessar a área do AtendeWeb, serviços online do CREA-MG, entre outros.

Canais de acesso

Para recebimento/protocolo: Unidades de Atendimento.

Compromisso de atendimento: no ato da solicitação.

​Validade: indeterminada.​