​​​É o registro, através do CONFEA, que resguarda os direitos dos autores de projetos, esboços e obras plásticas concernentes à engenharia, agronomia e profissões afins, regulamentadas pelo Sistema CONFEA/CREA.

Como solicitar:
Você tem acesso a esse serviço pela plataforma Sitac/Ambiente Público e pode encaminhar a documentação digitalizada, sem a necessidade de se deslocar até uma unidade física para realizar a sua solicitação.

Área responsável: Departamento de Atendimento Registro e Acervo - DAA

Documentação necessária

  1. Preenchimento do formulário de direito autoral em quatro vias.

  2. Anotação de responsabilidade Técnica (A.R.T.).

  3. Solicitação por escrito feita pelo autor, requerendo o registro do direito autoral. Uma via deve ser encaminhada ao CONFEA e outra ao CREA-MG, contendo nome​ completo ou razão social do requerente, qualificação, residência e sede ou endereço do requerente, lugar e tempo da publicação (quando houver), sistema de reprodução empregado, características da obra, de modo a distingui-la de outras congêneres.

  4. Dois exemplares da obra ou das respectivas fotografias perfeitamente nítidas, conferidas com o original, com as dimensões mínimas de 0,18m x 0,24m.

Notas

  • O registro poderá ser requerido por meio de representante, com poderes delegados por meio de instrumento específico e com firma reconhecida do autor.

  • Quando o registro for requerido em nome de pessoa física, diferente do autor, estas deverão juntar ao seu requerimento uma declaração de cessão de direitos patrimoniais, subscrita pelo autor ou pelos coautores da obra, com firma reconhecida.

Valor do serviço: conforme Instrução de Serviço​​ vigente disponível no site. O pagamento deverá ser feito por mei​o de depósito na Conta do CONFEA no Banco do Brasil S/A, agência 4200-5, conta corrente 193.227-6. CNPJ: 33.665.647/0001-91.

Importante

  1. O CONFEA poderá recusar registro de obras intelectuais se, por sua natureza, comportarem registro em outro órgão com que mantenham maior afinidade.

  2. O pedido de registro da obra será encaminhado ao CONFEA pelo CREA.

  3. Deferido o registro, o mesmo será publicado no Diário Oficial da União e será restituído ao CREA.

  4. Após o translado, será devolvido ao requerente a cópia do objeto do registro (projeto, esboço etc.) e a via do Formulário de Registro de Direito Autoral devidamente numerada, rubricada e carimbada pelo CONFEA constando o nº do registro.

  5. O profissional será contactado pelo Crea para estabelecer o local para retirada dos referidos documentos, mediante recibo.

Canais de informações:

Sitac/Versão MG - acesse os tutoriais disponíveis no YouTube: http://bit.ly/VideoSitac

Fale com a Ana, nossa assistente virtual. 
Para isso, basta clicar no ícone de balões que fica no canto inferior direito da tela.

Central de Informações - de segunda a sexta - das 7h às 19h 
0800 031 2732 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Unidades de Atendimento
http://bit.ly/UnidadesCreaMG

Compromisso de atendimento: um ano.​

Validade: indeterminada.​

(Página atualizada em: 30/12/2020)