A segunda via da carteira de identidade profissional poderá ser expedida no caso de extravio, perda ou roubo, inutilização, alteração de dados cadastrais, inclusão de novo título e prazo de validade expirado.

Como solicitar:
Você tem acesso a esse serviço pela plataforma Sitac/Ambiente de Serviços e pode encaminhar a documentação digitalizada, sem a necessidade de se deslocar até uma unidade física para realizar a sua solicitação.

Área responsável: Departamento de Atendimento Registro e Acervo - DAA

Documentação necessária

  1. Requerimento Profissional, devidamente preenchido e assinado pelo profissional.

  2. Uma foto 3x4 recente, colorida, com fundo branco e roupa em cor contrastante, caso o profissional queira substituir a foto da carteira anterior.

Valor do serviço: em caso de prazo de validade expirado, é isento. Para os demais casos verificar a Instrução de ​Serviço vigente, disponível no site. 

Importante

  1. Nas s​olicitações de 2ª via de carteiras para alteração do nome, deverão ser apresentados os seguintes documentos para comprovação: original e cópia ou cópia autenticada de Certidões de nascimento/casamento ou carteira de identidade, com o novo nome.

  2. Será verificada a existência de débito em nome do requerente.

  3. Caso o profissional não possua Registro Nacional-RNP, deverá solicitar o recadastramento.

  4. No caso de segunda via para inclusão de novo título profissional:

a) Além dos documentos citados, o requerente deverá apresentar original e cópia ou cópia autenticada do histórico escolar, relativo ao curso em questão, com indicação das cargas horárias das disciplinas cursadas, e original e cópia ou cópia autenticada do diploma.

b) Para profissionais diplomados no Estado de Minas Gerais, o CREA-MG só processará a inclusão do título quando a escola e o curso estiverem cadastrados no Conselho.

c) Para profissionais diplomados em outra jurisdição, só será processada a​ ​inclusão do título no registro após confirmação pelo CREA-MG do cadastro da escola e do curso junto ao CREA de origem.

d) Somente poderá ser processada a inclusão do título para egressos de instituições de ensino que antecipadamente tenham encaminhado ao CREAMG relação de formandos certificando a data da conclusão do curso.

 

Canais de informações:

Sitac/Versão MG - acesse os tutoriais disponíveis no YouTube: http://bit.ly/VideoSitac

Fale com a Ana, nossa assistente virtual. 
Para isso, basta clicar no ícone de balões que fica no canto inferior direito da tela.

Central de Informações - de segunda a sexta - das 7h às 19h 
0800 031 2732 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Unidades de Atendimento
http://bit.ly/UnidadesCreaMG

Compromisso de atendimento: 30 dias.

Validade: indeterminada.​

(Página atualizada em 30/12/2020)