A segunda via da carteira de identidade profissional poderá ser expedida no caso de extravio, perda ou roubo, inutilização, alteração de dados cadastrais, inclusão de novo título e prazo de validade expirado.

Área responsável: Gerência de Atendimento e Acervo - GAA.

Documentação necessária

1. Requerimento Profissional, devidamente preenchido e assinado pelo profissional.

2. Uma foto 3x4 recente, colorida, com fundo branco e roupa em cor contrastante, caso o profissional queira substituir a foto da carteira anterior.

Valor do serviço: em caso de prazo de validade expirado, é isento. Para os demais casos verificar a Instrução de ​Serviço vigente, disponível no site.

Boleto: impressão do boleto do serviço, atenção ao selecionar a opção desejada.

Importante

1. Nas s​olicitações de 2ª via de carteiras para alteração do nome, deverão ser apresentados os seguintes documentos para comprovação: original e cópia ou cópia autenticada de Certidões de nascimento/casamento ou carteira de identidade, com o novo nome.

2. Será verificada a existência de débito em nome do requerente.

3. Caso o profissional não possua Registro Nacional-RNP, deverá solicitar o recadastramento.

4. No caso de segunda via para inclusão de novo título profissional:

a) Além dos documentos citados, o requerente deverá apresentar original e cópia ou cópia autenticada do histórico escolar, relativo ao curso em questão, com indicação das cargas horárias das disciplinas cursadas, e original e cópia ou cópia autenticada do diploma.

b) Para profissionais diplomados no Estado de Minas Gerais, o CREA-MG só processará a inclusão do título quando a escola e o curso estiverem cadastrados no Conselho.

c) Para profissionais diplomados em outra jurisdição, só será processada a​ ​inclusão do título no registro após confirmação pelo CREA-MG do cadastro da escola e do curso junto ao CREA de origem.

d) Somente poderá ser processada a inclusão do título para egressos de instituições de ensino que antecipadamente tenham encaminhado ao CREAMG relação de formandos certificando a data da conclusão do curso.

Canais de acesso

Para recebimento/protocolo: Unidades de Atendimento.

Compromisso de atendimento: 60 dias.

Validade: indeterminada.​