Pesquisar...

​A defesa da autuação é a manifestação da pessoa física ou jurídica autuada em que ela descreve fatos e/ou situações, devidamente documentados e, expõe os motivos que a levam considerar improcedente a autuação. ​

Área responsável: Gerência Técnica e de Fiscalização - GFZ

Documentação necessária: Defesa/recurso da autuação​ e seus respectivos anexos.

Valor do serviço: isento.

Importante:

  1. Expedido o auto de infração e notificação, o prazo para apresentação de defesa à câmara especializada e/ou pagamento da multa pelo autuado será de dez dias, contados a partir da data de entrega do Auto.
  2. O pagamento da multa não o exime da regularização da infração. A não regularização implicará medidas cabíveis, incluindo emissão de novo auto de infração por reincidência.
  3. Caso a defesa seja improcedente e a multa seja mantida pela câmara especializada, o autuado terá prazo de 60 dias para apresentar recurso ao Plenário do CREA-MG.​
  4. O autuado pode interpor recurso com efeito suspensivo à decisão proferida pelo Plenário do CREA-MG. A interposição deverá ser feita no prazo de 60 dias, contados da data do recebimento da notificação sendo o processo encaminhado ao Plenário do CONFEA.
  5. Da decisão proferida pelo Plenário do CONFEA cabe um único pedido de reconsideração.
  6. O autuado poderá utilizar o formulário modelo de defesa/recurso.​

Compromisso de atendimento: De acordo com os prazos estabelecidos pela Resolução 1.008/04 do​ CONFEA.​

Validade: indeterminada.​