Diamantina sediou, no dia 24 de abril de 2019, o CEP Inspetorias que precede o Congresso Estadual de Profissionais (CEP-MG). O evento contou com o apoio da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Jequitinhonha (Amaje) na cessão do auditório CII, onde se reuniram os profissionais. Também participaram do encontro, representantes da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

De acordo com a inspetora-secretária de Diamantina, engenheira ambiental Simone Barros de Oliveira, o Congresso promoveu a troca de informações e experiências entre os profissionais. "O evento permitiu uma integração de engenheiros de diferentes áreas e gerações. Também gerou discussões muito proveitosas, apontando alternativas que a engenharia pode desenvolver para ajudar no desenvolvimento da região.", destacou Simone.

Após discutirem Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional, tema do 10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), os participantes formularam propostas observando os cinco eixos temáticos: inovações tecnológicas, recursos naturais, infraestrutura, atuação profissional e atuação das empresas de engenharia.

As cinco propostas aprovadas pelos 17 profissionais participantes do evento em Diamantina seguem para a etapa da região Norte. Os profissionais também escolheram quatro delegados, que irão representar a inspetoria na próxima etapa.

10º CEP/CNP - O CEP/CNP é um fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

A série de eventos é realizada a cada três anos e conta com o apoio institucional da Mútua, responsável por parte do custeio das atividades e das delegações que vão participar das etapas regional, estadual e nacional.

Confira as fotos.