Araçuaí sediou, no dia 30 de abril de 2019, o CEP Inspetorias que precede o Congresso Estadual de Profissionais (CEP-MG). O evento foi realizado na Câmara Municipal de Araçuaí, onde se reuniram os profissionais. O prefeito municipal Armando Jardim Paixão e o presidente da Câmara Demário Vieira Batista também estavam presentes, além de estudantes de engenharia do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e da Universidade Norte do Paraná (Unopar) - Polo Araçuaí.

A inspetora-chefe de Araçuaí, engenheira civil Maria Lúcia Ferreira de Souza ressaltou a importância do evento e o seu caráter democrático. “O evento foi uma forma de aproximação dos profissionais, principalmente aqui no interior. Eles tiveram a oportunidade de discutir temas importantes e também propor ações que esperamos ser validadas”, afirmou.

Após discutirem Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional, tema do 10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), os participantes formularam propostas observando os cinco eixos temáticos: inovações tecnológicas, recursos naturais, infraestrutura, atuação profissional e atuação das empresas de engenharia.

As 12 propostas aprovadas pelos 23 profissionais participantes do evento em Araçuaí seguem para a etapa da região Leste. Os profissionais escolheram cinco delegados, que irão representar a inspetoria na próxima etapa.

10º CEP/CNP - O CEP/CNP é um fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

A série de eventos é realizada a cada três anos e conta com o apoio institucional da Mútua, responsável por parte do custeio das atividades e das delegações que vão participar das etapas regional, estadual e nacional.

Confira as fotos.