A Comissão Organizadora Regional (COR)  do CEP, aproveitou a reunião realizada nos dias 08 e 09 de maio de 2019, na sede do Crea-MG para avaliar a primeira etapa do Congresso Estadual de Profissionais (CEP) nas 63 inspetorias do Crea-MG.

Realizado de 1º de abril a 05 de maio, o evento contou com a participação de 2751 pessoas e, entre elas, 1598 profissionais que elegeram 168 delegados com mandato e 188 sem mandato. Os profissionais também aprovaram 716 propostas e 20 moções que seguem para a etapa regional e, posteriormente, para o Congresso Estadual e nacional. “O CEP Inspetorias foi muito positivo, os resultados alcançados nos surpreenderam. Nesta primeira etapa do CEP, o objetivo foi promover coletivamente o debate com os profissionais. Estivemos presente em algumas cidades e percebemos que eles contribuíram ativamente com a elaboração das propostas e eleição dos delegados. Esperamos que nas etapas regionais e na estadual haja uma participação tão qualificada quanto a que vimos nas inspetorias”, destacou o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges. 

Para o coordenador-adjunto da COR e diretor de Relações Institucionais do Crea-MG, engenheiro civil Pedrinho da Mata, o CEP Inspetorias cumpriu seu objetivo e superou as expectativas. “Com o engajamento de todos, especialmente dos inspetores e conselheiros, aproximamos mais o Crea dos profissionais. Ressaltamos também o grande envolvimento e participação do Crea-Júnior nos encontros”, afirmou. 

Segundo a presidente do Crea-MG Júnior, Thainá Prando Basto, participaram dos CEP Inspetorias aproximadamente 700 estudantes de engenharia, agronomia e geociências e, entre eles, 250 membros dirigentes do Crea Júnior. “Fizemos uma grande mobilização e o resultado foi a integração das jovens lideranças junto aos profissionais do Sistema, gerando discussões técnicas valorosas que resultaram em propostas que vão ao encontro dos anseios dos futuros profissionais, tratando daquilo que nós enxergamos ser imprescindível para o desenvolvimento do Brasil”, explicou. 

A COR também fez a análise, discussão e aprovação da sistematização das propostas e moções aprovadas nos CEP Inspetorias para cada um dos sete CEP Regional. Os encontros nas Regionais serão de 21 de maio a 15 de junho e a etapa estadual, de 04 a 06 de julho, em Belo Horizonte. Confira a agenda: