O Congresso Estadual de Profissionais de Minas Gerais (CEP-MG) terminou no sábado, dia 6 de julho de 2019, com ampla participação de profissionais. O evento reuniu, na sede do Crea-MG, cerca de 200 delegados eleitos nas etapas regionais do CEP e convidados.

Durante a etapa estadual do CEP-MG, os participantes foram divididos em sete grupos onde analisaram as propostas a serem selecionadas para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP).  As propostas examinadas pelos grupos foram sistematizadas a partir das regionais, além de outras formuladas na etapa estadual.

O papel da engenharia no desenvolvimento econômico e social do estado foi o assunto discutido pelos presidentes do Crea-MG, Lucio Borges, e do Confea, Joel Krüger, com o vice-governador de Minas Gerais Paulo Brant. Eles se reuniram no gabinete da presidência do Conselho, antes da abertura do Congresso Estadual de Profissionais.

Ouça na Rádio Crea-Minas ou leia na íntegra

Com um auditório lotado e a presença de autoridades políticas e lideranças setoriais, o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges abriu oficialmente o Congresso Estadual de Profissionais, realizado pelo Conselho, em Belo Horizonte, até o 6 de julho de 2019. Ao longo de três dias, profissionais vão debater as propostas aprovadas nas reuniões preparatórias realizadas em 63 cidades mineiras, em abril, e nos sete encontros regionais, em maio e junho deste ano. As proposições foram elaboradas em torno de cinco eixos: inovações tecnológicas, recursos naturais, infraestrutura, atuação profissional e atuação das empresas de engenharia, e, posteriormente, consolidadas em função das suas afinidades temáticas.

Com a participação de aproximadamente 100 pessoas, incluindo, inspetores, conselheiros e membros dos Colégios do Crea-MG da região, representantes do Crea-MG Júnior, da Mútua e outras autoridades, o CEP Regional da Sul ocorreu nos dias 14 e 15 de junho de 2019.

Com a participação de mais de 100 pessoas, incluindo o prefeito municipal de Padre Carvalho e vice-presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) José Nilson Bispo de Sá, inspetores, conselheiros e membros dos Colégios do Crea-MG da região, representantes do Crea-MG Júnior e outras autoridades, o CEP Regional da Norte ocorreu nos dias 10 e 11 de junho de 2019.

Com a participação de aproximadamente 200 pessoas, incluindo o prefeito municipal de Uberaba, Paulo Piau, e de Andradas, Rodrigo Lopes, vereadores, inspetores da região e outras autoridades, o CEP Regional da Triângulo ocorreu nos dias 6 e 7 de junho de 2019. Ele é um dos sete encontros a serem promovidos até o dia 15 de junho em todo estado.

Com a participação de aproximadamente 130 pessoas, o CEP Regional da Leste ocorreu nos dias 31 de maio e 1º de junho de 2019. Ele é um dos sete encontros a serem promovidos até o dia 15 de junho em todo estado. A abertura do evento, que precede o Congresso Estadual de Profissionais (CEP-MG), foi realizada no teatro Zélia Oguim, e os grupos de trabalho para discussão das propostas se reuniram, no segundo dia, na Faculdade Pitágoras de Ipatinga.