Profissional deve ficar atento para não cair no golpe do boleto falso

Profissional deve ficar atento para não cair no golpe do boleto falso

Diversos golpes estão ocorrendo atualmente por meio de boletos falsos. À primeira vista, o boleto pode parecer ser verdadeiro, mas com um olhar mais atento é possível identificar a fraude. Alguns itens divergentes podem confirmar que o documento não é autêntico, como por exemplo os nomes do beneficiário e do pagador;  a forma de envio, através de e-mails desconhecidos; ou mesmo o banco responsável pela guia.

Para o profissional não cair no golpe, o Crea-MG alerta que as guias de anuidade estão sendo encaminhadas pelo e-mail no-reply@sitac.com.br e que a instituição financeira responsável pela guia é o Banco do Brasil. Além disto, os boletos também podem ser emitidos pelos profissionais no site do Conselho. Para isso, o usuário deve: 

  1. Acessar www.crea-mg.org.br 
  2. Clicar no botão Sitac/MG - Serviços e fazer o seu login
  3. Ir em Financeiro e em seguida em Anuidade
  4. Selecionar o exercício e escolher a quantidade de parcelas desejadas
  5. Clicar em “Gerar anuidade (simulação)”
  6. Se a simulação estiver OK, clicar em “Gerar anuidade”

A anuidade gerada pelo sistema de serviços do Crea-MG também pode ser paga por meio do PIX. O Conselho já está aceitando esta forma de pagamento. Basta fazer a leitura do QR code que se encontra na parte inferior da guia, ao lado do código de barras. Para isso, o profissional precisa estar cadastrado no sistema de serviços do Crea-MG. 

Em caso de dúvida, o Crea-MG orienta o profissional não efetuar o pagamento e entrar em contato com a Central de Atendimento pelo 0800 031 2732 ou pelo e-mail informacoes@crea-mg.org.br. No site www.crea-mg.org.br é possível verificar os valores da anuidade vigente e anteriores.

 

Almir Moura
Publicado em 11 de janeiro de 2022