Profissional deve ficar atento para não cair no golpe do boleto falso

Diversos golpes estão ocorrendo atualmente por meio de boletos falsos. À primeira vista, o boleto pode parecer ser verdadeiro, mas com um olhar mais atento é possível identificar a fraude. Alguns itens divergentes podem confirmar que o documento não é autêntico, como por exemplo os nomes do beneficiário e do pagador;  a forma de envio, através de e-mails desconhecidos; ou mesmo o banco responsável pela guia.

Para o profissional não cair no golpe, o Crea-MG alerta que as guias de anuidade estão sendo encaminhadas pelo e-mail no-reply@sitac.com.br e que a instituição financeira responsável pela guia é o Banco do Brasil. Além disto, os boletos também podem ser emitidos pelos profissionais no site do Conselho. Para isso, o usuário deve:

1. Acessar www.crea-mg.org.br
  2. Clicar no botão Sitac/MG - Serviços e fazer o seu login
  3. Ir em Financeiro e em seguida em Anuidade
  4. Selecionar o exercício e escolher a quantidade de parcelas desejadas
  5. Clicar em “Gerar anuidade (simulação)”
  6. Se a simulação estiver OK, clicar em “Gerar anuidade”

A anuidade gerada pelo sistema de serviços do Crea-MG também pode ser paga por meio do PIX. O Conselho já está aceitando esta forma de pagamento. Basta fazer a leitura do QR code que se encontra na parte inferior da guia, ao lado do código de barras. Para isso, o profissional precisa estar cadastrado no sistema de serviços do Crea-MG.

Em caso de dúvida, o Crea-MG orienta o profissional não efetuar o pagamento e entrar em contato com a Central de Atendimento pelo 0800 031 2732 ou pelo e-mail informacoes@crea-mg.org.br. No site www.crea-mg.org.br é possível verificar os valores da anuidade vigente e anteriores.

Almir Moura
Publicado em 11 de janeiro de 2022