Pesquisar no site...

​A diretoria do Crea-Minas é composta por um presidente eleito pelo voto direto dos profissionais, para um mandato de três anos, com direito a uma reeleição, e por diretores eleitos pelo Plenário com mandato de um ano. 

  • Vice-Presidente - Engenheiro Industrial Mecânico Leonardo Aires de Souza
  • Diretor Administrativo e Financeiro - Engenheiro Civil Walmir de Almeida Januário
  • Diretor de Relações Institucionais - Engenheiro Civil Pedrinho da Mata
  • Diretor de Atendimento e Acervo - Engenheiro Agrônomo Gustavo Lopes da Silva
  • Diretor de Planejamento, Gestão e Tecnologia - Engenheiro Mecânico Francis José Saldanha Franco
  • Diretora Técnica e de Fiscalização - Engenheira Civil Maria das Graças Lage
  • Diretor de Recursos Humanos - Engenheiro Eletricista Flávio Vianna

O mapa estratégico é a representação gráfica da estratégia da organização. Ele traduz a missão e a visão em um conjunto abrangente de objetivos, que direcionam o comportamento e o desempenho institucionais.

A tradução da estratégia por meio do mapa cria um referencial comum e de fácil compreensão para todos os membros da organização.

O mapa estratégico do Crea Minas está estruturado em quatro perspectivas:

  • Aprendizado e Crescimento;
  • Processos Internos;
  • Públicos; e
  • Financeira.

Essas perspectivas representam o encadeamento lógico da estratégia de atuação do Conselho. Cada uma engloba um conjunto de objetivos estratégicos que retratam os principais desafios a serem enfrentados pelo Crea-Minas no alcance de sua visão de futuro e no cumprimento de sua missão institucional.

Em junho de 2015 o Crea Minas finalizou a Formulação Estratégica do Plano de Gestão 2015-2017, sendo o principal produto desta etapa o Mapa Estratégico 2015-2017, elaborado a partir da revisão do Mapa Estratégico 2012-2014.

As principais alterações em relação ao mapa anterior foram:

  • Redação da nova visão de futuro;
  • Inserção do novo objetivo estratégico "Incrementar a Interação com o Sistema Empresarial"; e
  • Revisão dos objetivos estratégicos "Estabelecer e Implantar Política de Valorização Funcional" e "Ampliar a Interação com o Sistema Educacional". 

Mapa Estratégico 2015-2017

​​​Missão: Defender os interesses sociais e humanos, promovendo a valorização profissional, o desenvolvimento sustentável e a excelência do exercício das atividades profissionais.

Visão: Ser reconhecido nacionalmente pela sociedade e em todos os ambientes profissionais, pela excelência no atendimento, fiscalização, valorização e representação das profissões tecnológicas.

Valores:

  • Competência Tecnológica
  • Comprometimento
  • Ética
  • Participação e Posicionamento Social
  • Serviços de Excelência à Sociedade

​​​​​O Plenário do Crea-MG é representativo do universo de profissionais, em Minas Gerais, das chamadas áreas tecnológicas - engenharia, agronomia, geologia, geografia, meteorologia.

Em princípio, qualquer profissional pode ser conselheiro. Basta fazer parte de uma Entidade de Classe ou Instituição de Ensino das áreas afins, com registro no Conselho e ser eleito ou indicado para o cargo.
Os conselheiros formam as Câmaras Especializadas, em cujas reuniões deliberam sobre o registro de profissionais e empresas, estabelecem normas de fiscalização, julgam infrações e analisam casos omissos na legislação. O cargo é honorífico, não se recebe nenhum salário para ser conselheiro.

​O Plenário é composto por Conselheiros - efetivos e suplentes - representantes das diversas Entidades de Classe e Instituições de Ensino do Estado.

Conheça os Conselheiros do Crea-Minas

 

Documentos de interesse:

Manual dos Conselheiros

Documento que reúne as principais informações para o exercício do cargo de conselheiro regional no Crea-MG. O Manual traz legislação profissional e ritos processuais com o objetivo de auxiliar os conselheiros em suas atividades.O documento serve de base para o treinamento oferecido aos novos conselheiros.

Manual de Conselheiros 2019

 

Portaria 04/2016

Estabelece critérios e regras básicas para a tramitação, decisão e/ou julgamento e arquivamento de processos administrativos no âmbito do Crea-MG, garantindo a proteção do interesse público e eficiência na prestação de serviços e desempenho de sua atividade fim.

Portaria 004/2019

 

Regimento Interno

 Dispõe sobre a finalidade da autarquia, suas competências, dentre  outros assuntos. O Regimento Interno é votado no Plenário do Crea-MG e  homologado pelo Confea.
 Há uma revisão do Regimento Interno aguardando homologação no Conselho Federal.

 Regimento Interno

 

Condução de Processo Ético

O Manual de Procedimentos para a Código de Ética Profissional serve para subsidiar os conselheiros na aplicação dos procedimentos e critérios fixados pela Resolução nº 1.004, de 2003, propiciando uniformidade dos critérios adotados na condução de processos éticos no âmbito do Sistema Confea/Crea..

Manual

 

Lucio Borges


Presidente - 2018-2020

Eng. Civil Lucio Fernando Borges


Lucio Fernando Borges é engenheiro civil, formado pela UFMG, em 1982, e pós-graduado em Administração pela Fundação João Pinheiro e Administração de Cooperativas pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos/RS). Participou da fundação do Sicoob Engecred, exercendo ainda os cargos de diretor administrativo, financeiro e presidente. Na Prefeitura de Belo Horizonte, assumiu a Secretaria Municipal de Abastecimento (2008) e as diretorias da Superintendência  de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), em 2000, e de Limpeza Urbana (SLU), de 2001 a 2008. Foi diretor do Sindicato de Engenheiros do Estado de Minas Gerais (Senge-MG), conselheiro efetivo do Crea-Minas, além de diretor financeiro, assessor da Presidência e assessor parlamentar em Minas e em Brasília. Exerce, atualmente, atividades de assessoria e consultoria na área ambiental e de planejamento.

Subcategorias