Pesquisar...

​​​​​O Plenário do Crea-MG é representativo do universo de profissionais, em Minas Gerais, das chamadas áreas tecnológicas - engenharia, agronomia, geologia, geografia, meteorologia.

Em princípio, qualquer profissional pode ser conselheiro. Basta fazer parte de uma Entidade de Classe ou Instituição de Ensino das áreas afins, com registro no Conselho e ser eleito ou indicado para o cargo.
Os conselheiros formam as Câmaras Especializadas, em cujas reuniões deliberam sobre o registro de profissionais e empresas, estabelecem normas de fiscalização, julgam infrações e analisam casos omissos na legislação. O cargo é honorífico, não se recebe nenhum salário para ser conselheiro.

​O Plenário é composto por Conselheiros - efetivos e suplentes - representantes das diversas Entidades de Classe e Instituições de Ensino do Estado.

Conheça os Conselheiros do Crea-Minas

 

Documentos de interesse:

Manual dos Conselheiros

Documento que reúne as principais informações para o exercício do cargo de conselheiro regional no Crea-MG. O Manual traz legislação profissional e ritos processuais com o objetivo de auxiliar os conselheiros em suas atividades.O documento serve de base para o treinamento oferecido aos novos conselheiros.

Manual de Conselheiros 2019

 

Portaria 04/2016

Estabelece critérios e regras básicas para a tramitação, decisão e/ou julgamento e arquivamento de processos administrativos no âmbito do Crea-MG, garantindo a proteção do interesse público e eficiência na prestação de serviços e desempenho de sua atividade fim.

Portaria 004/2019

 

Regimento Interno

 Dispõe sobre a finalidade da autarquia, suas competências, dentre  outros assuntos. O Regimento Interno é votado no Plenário do Crea-MG e  homologado pelo Confea.
 Há uma revisão do Regimento Interno aguardando homologação no Conselho Federal.

 Regimento Interno

 

Condução de Processo Ético

O Manual de Procedimentos para a Código de Ética Profissional serve para subsidiar os conselheiros na aplicação dos procedimentos e critérios fixados pela Resolução nº 1.004, de 2003, propiciando uniformidade dos critérios adotados na condução de processos éticos no âmbito do Sistema Confea/Crea..

Manual