Uma equipe formada por seis fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) deu início ontem, no dia 1° de julho, a uma blitz de fiscalização em Barbacena e região. A ação, que será realizada até o dia  5 de julho, vai averiguar a regularidade em obras, postos de combustíveis, supermercados e empresas que contratam profissionais de engenharia. A fiscalização também vai percorrer as cidades de Barroso, Carandaí, Prados, Cipotânea e Dores de Campos.

O principal objetivo da blitz é verificar a atuação de profissionais habilitados nos serviços de engenharia, agronomia e geociências, assim como observar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). O inspetor-chefe do Crea-MG em Barbacena, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Luiz Augusto Moreira, explica que a  importância da fiscalização para a  sociedade. “As atividades executadas por profissionais devidamente qualificados, são capazes de garantir um serviço feito dentro da legislação, provendo segurança a população”, afirma.

Iniciadas no ano passado, as blitze se caracterizam por serem uma ação concentrada, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. Segundo o gerente de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, elas reforçam as fiscalizações de rotina do Conselho. “As blitze mostram resultados extremamente eficazes na identificação de irregularidades, o que nos possibilita atuar para evitar que atividades da engenharia sejam executadas por uma pessoa inabilitada, causando risco à sociedade”, afirma o gerente.

Balanço

Em 2018, foram realizadas 46 blitze em todas as regiões do estado, com um total de mais de 11 mil ações de fiscalização entre obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. A fiscalização do Conselho é focada no exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.