Uma equipe formada por seis fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) deu início ontem, no dia 3 de junho, a uma blitz de fiscalização em Ponte Nova. A ação, que será realizada até o dia 7 de junho, vai averiguar a regularidade em obras, postos de combustíveis, supermercados e empresas que emitem receituário agronômico. A fiscalização também vai percorrer as cidades de Abre Campo, Acaiaca, Amparo do Serra, Barra Longa, Diogo de Vasconcelos, Guaraciaba, Jequeri, Oratórios, Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Santo Antônio do Grama, São Pedro dos Ferros, Sericita, Urucânia e Vermelho Novo.

O principal objetivo da blitz é verificar a atuação de profissionais habilitados nos serviços de engenharia, agronomia e geociências, assim como observar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). O inspetor-chefe do Crea-MG em Ponte Nova, engenheiro civil Alessandro Fontes Borges, explica que a fiscalização contribui para a proteção da sociedade. “Ao fiscalizar o exercício profissional, o Crea assegura ao cidadão que os serviços técnicos estão sendo executados por responsável técnico habillitado para aquela função”, afirma.

Iniciadas no ano passado, as blitze se caracterizam por serem uma ação concentrada, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. Segundo o gerente de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, elas reforçam as fiscalizações de rotina do Conselho. “As blitze mostram resultados extremamente eficazes na identificação de irregularidades, o que nos possibilita atuar para evitar que atividades da engenharia sejam executadas por uma pessoa inabilitada, causando risco à sociedade”, afirma o gerente.

Balanço

Em 2018, foram realizadas 46 blitze em todas as regiões do estado, com um total de mais de 11 mil ações de fiscalização entre obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. A fiscalização do Conselho é focada no exercício profissional da engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.