A reunião é uma preparação para o Congresso Estadual de Profissionais (CEP) realizado pelo Crea-MG com o objetivo de discutir e propor políticas para o desenvolvimento regional e nacional.

A cidade de Pouso Alegre vai sediar, no próximo sábado (13/04), a reunião preparatória que antecede o 10° Congresso Estadual de Profissionais (CEP), que é realizado a cada três anos.

O encontro é promovido pela inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) na cidade e tem por objetivo reunir profissionais das áreas da engenharia, agronomia e geociências para pensar, discutir e propor políticas para o desenvolvimento regional e nacional.

As discussões se darão em torno de cinco eixos temáticos: inovações tecnológicas, recursos naturais, infraestrutura, atuação profissional e atuação das empresas de engenharia. As propostas serão sistematizados e enviadas para a etapa regional, e depois consolidadas durante o CEP, que será em Belo Horizonte, do dia 4 a 6 de julho de 2019.

Segundo o inspetor-chefe de Pouso Alegre, engenheiro geólogo Leonardo Correa Mariano, a realização das reuniões preparatórias permite a participação de um maior número de profissionais do Sistema Confea/Crea no debate de propostas que contribuam localmente para a elaboração de estratégias da engenharia e da agronomia para o desenvolvimento nacional, que é o tema central do 10º Congresso Estadual de Profissionais do Crea-MG. "A participação dos profissionais dá voz ao processo e mostra os reais desafios e as necessidades da engenharia na garantia da qualidade de vida da sociedade brasileira", afirma.

Em Minas, serão realizados 63 encontros nas inspetorias, sete nas regionais, além da etapa estadual. Para o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, o resultado do congresso possibilitará a integração do Sistema Confea/Crea com os entes governamentais e sociedade em torno de agendas locais, regionais e nacional de interesse comum. “Esses encontros serão um espaço para o diálogo. Esse é um movimento que mostra o caráter democrático do Sistema Confea/Crea em que todo profissional pode, e deve, participar, colaborando com suas experiências e conhecimentos técnicos, tendo plena liberdade para produção de propostas que atendam a interesses da categoria e contribuam para o desenvolvimento da sociedade”, ressalta Lucio Borges.

As propostas aprovadas pelos profissionais mineiros durante o CEP serão encaminhadas ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que será realizado de 19 a 21 de setembro de 2019, em Palmas, capital do Tocantins. O tema deste ano é “Estratégias da engenharia e da agronomia para o desenvolvimento nacional”.

Serviço:

Reunião Preparatória em Pouso Alegre

Data: 13/04/2019

Horário: 8h

Local: Faculdade de Direito do Sul de Minas - Av. Dr. João Beraldo, 1075 - Centro