Cumprindo as recomendações das autoridades sanitárias para evitar aglomeração e garantir a segurança de todos participantes contra a disseminação do novo coronavírus, o Crea-MG realiza o evento em quatro dias. Em cada encontro, participam os inspetores de suas respectivas regiões de atuação, usando máscaras e respeitando regras de distanciamento.

Os inspetores estão tendo a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelos departamentos e divisões do Crea-MG; as atividades desenvolvidas pela Câmara de Mediação e Arbitragem (CMA); se informar dos benefícios oferecidos pela Mútua; dos processos de implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Também estão aproveitando a reunião para interagir com os gestores e assessores; conversar com os conselheiros federais sobre a atuação deles no Confea; esclarecer dúvidas sobre legislação; entender melhor as ações de fiscalização e o planejamento estratégico; saber sobre o novo aplicativo do Conselho que reproduz as funcionalidades do Sitac, possibilitando acesso a todos os serviços, inclusive o canal para registro de denúncias de obras e serviços irregulares.

Na ocasião, o presidente do Conselho, engenheiro civil Lucio Fernando Borges, falou do trabalho dos inspetores e que eles representam o Crea-MG no interior. “Os inspetores atuam diretamente no planejamento da fiscalização e, atualmente, estão fazendo um importante trabalho de articulação com os órgãos municipais, conversando com prefeitos, vereadores e apresentando propostas de cooperação técnica”, frisou. A fim de ampliar essas parcerias, o Conselho conta com o apoio da Associação Mineira dos Municípios (AMM). Para o primeiro secretário da AMM, Rodrigo Aparecido Lopes, “é fundamental essa interação entre as instituições para que o poder público consiga realizar as obras necessárias, principalmente agora que o estado disponibilizou 1,5 bilhão para os municípios. É preciso bons profissionais para estar aplicando este recurso com racionalidade”.

Cidades Inteligentes - A geógrafa Grazielle Anjos Carvalho ministrou palestra sobre cidades inteligentes e destacou a importância do Plano Diretor para o crescimento urbano ordenado. “Vocês, inspetores, têm a possibilidade de atuar diretamente no município e ajudar a colocá-lo na rota para se tornar uma cidade inteligente. Se você quer que sua cidade seja mais humana, eficiente, sustentável e inteligente, o que pode fazer para ajudar a colocar sua cidade nesta rota é olhar o status de seu plano diretor. Através do plano diretor, a gente consegue fazer um planejamento de médio e longo prazo”, explicou.

2ª Reuniao do Colegio de Inspetores CEI

Reunião do CEI - 13 de outubro