A Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizou audiência pública para discutir a extensão de novo trecho até o distrito industrial que está em construção, em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço. Parlamentares, lideranças do município e a direção da empresa Petrocity Portos S.A., responsável pelo empreendimento, trocaram informações sobre o projeto e a viabilidade da iniciativa. Com o objetivo de contribuir com as discussões, o assessor técnico do Crea-MG, engenheiro mecânico Waldimir Teles, participou da reunião, no dia 21 de setembro, representando o presidente do Conselho, engenheiro civil Lucio Fernando Borges.

Na ocasião, representantes da Prefeitura de Coronel Fabriciano apresentaram à Petrocity a planta do novo parque industrial e propuseram à direção da empresa remodelar o projeto da Estrada de Ferro Minas Espírito Santo (EFMES), para também contemplar Fabriciano. Como primeira medida, a empresa poderá incluir o município em uma rodada de visitas técnicas, a ser realizada no início de outubro.

Crea-MG – Durante a audiência, Waldimir Teles afirmou que “o transporte ferroviário abrange diversas modalidades da engenharia e que Crea-MG está à disposição para discutir a pauta”. O Conselho vem fazendo parcerias na área de fiscalização com diversos municípios mineiros, a fim de auxiliá-los a superar seus desafios relacionados à engenharia, à agronomia e às geociências, e assim proporcionar à sociedade segurança, bem-estar social e humano, equilíbrio ambiental e cumprimento da legalidade.

Waldimir Comissão Pró Ferrovias

Almir Moura, com informações da ALMG