O Crea-MG realiza, desde 20 de setembro, blitze de fiscalização em Uberaba, no Triângulo Mineiro, Manhuaçu, na Zona da Mata, Ouro Branco e Conselheiro Lafaiete, na região Central. A ação, que vai até o dia 24, conta com uma equipe de 25 fiscais, que se dividiu pelas quatro cidades para percorrer cerca de 650 obras e empreendimentos.

O objetivo das blitze é reforçar as ações de rotina que já são realizadas pelo Crea-MG nas localidades. Durante a fiscalização, os agentes do Conselho verificam se as atividades técnicas estão sendo conduzidas por profissionais habilitados, bem como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e as placas de identificação em obras.

As blitze se caracterizam por serem concentradas, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. O gerente de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, reforça que esse tipo de ação traz inúmeros benefícios para a sociedade. "Durante uma blitz identificamos, por exemplo, o exercício ilegal da profissão de engenharia, agronomia e geociências. A população não deve ficar exposta aos riscos advindos de serviços técnicos sendo desempenhados por pessoas sem atribuição e sem habilitação legal”, pontua o gerente.

Balanço
Entre 2018 e 2020, o Crea-MG realizou 145 blitze em todas as regiões do estado, fiscalizando obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. As principais irregularidades encontradas foram a falta de profissionais legalmente habilitados na execução de serviço de engenharia e a ausência de registro de empresa. O Conselho fiscaliza e verifica o exercício e atividade profissional de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.

Blitz Uberaba
Blitz Manhuaçu