Ouça na Rádio Crea-Minas ou Baixe o Áudio 

 

Primeira experiência no Brasil, o Colégio Estadual de Instituições​ de Ensino é um órgão consultivo do Crea-Minas que congrega, desde 2012, as instituições de ensino sediadas no estado e representativas dos profissionais nas modalidades regulamentadas e fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea​ e Mútua. O objetivo do Colégio é priorizar a formação e a qualificação dos profissionais. Essa aliança é pauta em um dos painéis da Sala do Crea-MG no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. O painel Conexões Instituições de Ensino ocorre às duas horas da tarde do dia 29 de setembro. O coordenador estadual do CIE e conselheiro do Crea-MG, engenheiro civil Rondinelly Geraldo Pereira, que mediará o painel, destaca o valor desta relação. 

Rondinelly: Sempre que possível, o Crea-MG está colocando à disposição o seu corpo e o seu acervo técnico para que as universidades e instituições de ensino, de uma forma geral, tenham esse contato constante com o Crea. Assim é mais fácil o compartilhamento das informações, do saber, e até mesmo dos conhecimentos, de forma a poder evitar maiores problemas, tanto no âmbito social ou até mesmo em relação ao âmbito profissional e assim trabalhar nessa unidade para que a gente consiga então cidades melhores, ambientes melhores para se viver.

O coordenador do Fórum de Coordenadores de Câmaras Especializadas do Crea-MG, engenheiro civil Eduardo Ribeiro, diz que o painel é uma grande oportunidade de ampliar para estudantes, profissionais e empresas como se dá a parceria entre o Crea-MG e as instituições de ensino. 

Eduardo: Será um momento único para demonstrar toda a disponibilidade do Crea-MG em participar do dia a dia na sala de aula, trazendo aos alunos todas as informações pertinentes ao momento em que o aluno ingressa na universidade, conhecendo suas futuras atribuições e também, quando deixam ingressando no mercado de trabalho, passando a ser fiscalizado, porque ele tem uma profissão regulamentada.  Neste painel, nos colocaremos à disposição com aproximadamente 190 conselheiros e 210 inspetores para estar presente neste acompanhamento desde o ingresso do aluno até a formatura do profissional.

Também participam do painel, o coordenador da Comissão de Educação, engenheiro civil Luis César de Oliveira, e o diretor Técnico e de Fiscalização do Crea-MG, engenheiro civil Edilson Mota.  O acesso é restrito aos inscritos no Cobenge e a programação da Sala Crea-MG pode ser acessada no site do Conselho crea-mg.org.br

 

Renato Franco
Rádio Crea-Minas
Publicada em 15 de setembro de 2021