A primeira Reunião Ordinária do Colégio Estadual de Inspetores ocorreu de forma virtual, no dia 25 de março de 2021, com o intuito de alinhar as ações dos inspetores em todo o estado e ampliar o diálogo com a Diretoria do Crea-MG, com as Câmaras Especializadas e com a Mútua - Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-MG. O encontro também focou em discussões de políticas públicas locais. O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Fernando Borges, destacou que é “muito importante a participação dos inspetores neste projeto de políticas públicas do Conselho, conversando com prefeitos, com vereadores, com a sociedade civil organizada. Assim as nossas profissões serão valorizadas”.

A reunião contou com mais de 60 participantes, entre inspetores, conselheiros, diretores do Crea-MG, e foi conduzida pelo gerente do Departamento de Comunicação e Relações com Colégios, engenheiro civil Jean Marcus Ribeiro, que destacou o papel dos inspetores nas ações locais. “Nosso objetivo é a aproximação com o executivo e o legislativo municipais, sinalizando a disposição do Conselho de fazer parcerias. Neste projeto, o inspetor é o eixo, porque ele está na ponta e essa relação em cada município é ele que faz no dia a dia”, frisou.

Neste primeiro semestre, o foco do projeto é o diálogo com as prefeituras e câmaras das cidades em que estão as inspetorias e os escritórios de representação, além da ampliação da participação de representantes indicados pelo Crea-MG nos conselhos municipais. Já no segundo semestre, a intenção é que o Conselho, em parceria com Associação Mineira dos Municípios (AMM), realize reuniões com prefeitos também de outros municípios. Para que os inspetores possam desenvolver este trabalho, o Crea-MG já disponibilizou minutas dos convênios que deverão ser utilizadas para firmar parcerias com o executivo e o legislativo. Além disso, também será editada uma cartilha para orientar os inspetores.