A Lei Federal 14.026/2020 atualizou o marco legal do saneamento básico. As mudanças trazidas pela nova legislação despertaram no Crea-MG o interesse em criar o Grupo de Trabalho (GT) Saneamento. O lançamento do GT ocorreu, no dia 24 de fevereiro de 2021, na sede do Conselho, e foi marcado pela palestra “Novo marco legal do saneamento e os desafios para o estado de Minas Gerais”, ministrada pela secretária estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, engenheira civil Marília Melo. Também o diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Claret, falou da regulação da prestação de serviços no setor, após a edição da Lei 14.026/2020.

Na ocasião, o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, afirmou que o Conselho está mobilizado em contribuir com os municípios para torná-los melhores de se viver. “Investir em saneamento é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população. E a engenharia pode contribuir muito com este setor”, frisou Lucio”.

Presente ao evento, a deputada estadual Ana Paula Siqueira destacou que "o marco regulatório traz aspectos que demonstram evolução, mas desperta também a preocupação com aqueles que são os mais vulneráveis, que têm menos acessos e que há décadas esperam por saneamento básico nas suas regiões. Vamos acompanhar os trabalhos do Estado e das empresas para que essas pessoas possam ser atendidas com saneamento básico de verdade”, disse Ana Paula, que é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Saneamento Básico na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Já a deputada Laura Serrano, que também está engajada na agenda do saneamento, ressaltou, por ocasião do lançamento do GT, que “uma das pautas mais importantes que a Assembleia vai receber nos próximos meses é a regionalização e a universalização do saneamento. A questão é o que faremos para ter a nossa população mineira com 90% de tratamento de esgoto e 99% de abastecimento de água até 2033”.

GT Saneamento – Segundo Vítor Carvalho Queiroz, que coordena o GT, a ideia é trabalhar para elaborar subsídios técnicos a fim de contribuir com as políticas públicas de saneamento no estado. “No primeiro semestre nós vamos dar um foco de apoio ao poder público, sobretudo aos municípios que precisam tanto e que são titulares do serviço. No segundo, vamos trabalhar focados nos profissionais e empresas. Estamos preparando uma série de materiais para dar esse suporte”, afirmou.

Titulares

Engenheiro civil Vitor Carvalho Queiroz – coordenador