Apresentação dos projetos para a gestão 2021/2023 e balanço do triênio 2018/2020 foram os assuntos tratados na Inspetoria do Crea-MG em Divinópolis, em reunião realizada em 20 de janeiro de 2021. Na ocasião, os inspetores, que foram eleitos em processo consultivo realizado no dia 1º de outubro de 2020, falaram das ações que pretendem desenvolver no município este ano, a fim de contribuir com o desenvolvimento local.

O inspetor-chefe, engenheiro civil Luiz Otávio Santos Pereira, destacou que uma das atividades propostas para 2021 é criar um Fórum de Representantes Institucionais. “Além de continuarmos participando do Grupo Gestor de Divinópolis que é formado por 18 entidades e tem como foco o desenvolvimento regional, nossa intenção é que com a criação do Fórum possamos realizar palestras para apresentarmos o que é o Sistema Confea/Crea e Mútua, o papel de cada um e colocarmos o Crea-MG cada vez mais nas agendas de discussões”, frisou. Luiz reiterou que os inspetores pretendem desenvolver um trabalho conjunto com as entidades de classe da cidade, apoiando seminários, cursos e eventos e ainda atuar em políticas públicas, realizando convênios com a prefeitura e outros órgãos.

Na oportunidade, Luiz Otávio pontuou que, entre as ações realizadas no último triênio, a Inspetoria de Divinópolis inaugurou, em 2020, sede própria e que os inspetores participaram do planejamento das ações de fiscalização, como blitze, e também de diversas reuniões nos conselhos deliberativos. Ele ainda ressaltou que a Inspetoria realizou o 1º Seminário da Construção Civil Regional Centro-Oeste de Minas, em 2019, junto ao Clube de Engenharia de Divinópolis (CED), o Sinduscon Centro-Oeste e com apoio do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Minas Gerais (Ibape-MG) e da Caixa Econômica Federal.

Participaram da reunião a supervisora do Crea-MG na Região Denise Guimarães; a inspetora¬-secretária, engenheira civil Vergínia Margaret Martins; a inspetora-tesoureira, engenheira eletricista Ana Carolina Brandão Gontijo; o ex-inspetor-chefe engenheiro civil e eletricista José Hugo Rodrigues; e funcionários da Inspetoria.

Estágio na Inspetoria – Os inspetores de Divinópolis também realizaram, no dia 20 de janeiro, um bate papo e entrevista de estágio com estudantes de engenharia de diferentes áreas. De nove selecionados, após um processo seletivo curricular que se iniciou em dezembro de 2020 e contou com parceria entre o Crea Jr-MG Núcleo Divinópolis e o CED, seis compareceram à Inspetoria. Destes, serão selecionados dois estagiários.