No próximo dia 1° de outubro serão realizadas as eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua. Os profissionais de engenharia, agronomia e geociências de todo o estado vão escolher os presidentes do Confea e Crea-MG, diretores regionais da Mútua e os inspetores locais. Os mandatos são de três anos, gestão 2021/2023, e os cargos honoríficos.

Este ano, 114  cidades mineiras vão sediar o processo eleitoral. Para conferir o seu local de votação, acesse bit.ly/EleiçõesSistema2020 e digite o número de seu CPF. Essa conferência é importante porque o profissional só poderá votar na mesa eleitoral em que estiver previamente cadastrado, em listagem fechada. Não há voto em trânsito e, apenas em casos excepcionais, serão colhidos votos em separado.

A eleição ocorre por meio do voto direto e secreto. Todos os profissionais que estejam em dia com o Conselho estão aptos a votar, basta se dirigir ao seu local de votação com um documento de identificação com foto, expedido por órgão oficial. O pleito será realizado das 8h às 19h. O local de votação pode ser conferido na área exclusiva do profissional, acessada pelo site do Conselho.

Medidas protetivas

Para que o pleito ocorra com segurança, em função do novo coronavírus, serão adotadas medidas protetivas como o uso obrigatório de máscaras e luvas descartáveis, fornecimento de álcool 70% para higienização de mãos e materiais, distanciamento na sala de votação, além de horários preferenciais, das 8h às 9h e das 13h30 às 14h30, para os eleitores dos grupos de riscos.

No dia da eleição, todas as unidades do Crea-MG vão funcionar, exclusivamente, como postos de votação, não havendo atendimento regular para o público. Para mais informações sobre o processo eleitoral, confira o site do Crea-MG http://bit.ly/EleiçõesSistema2020