Pesquisar no site...

Para que mesários e profissionais participem com segurança e tranquilidade das Eleições do Sistema no próximo dia 1º de outubro, o Crea-MG produziu uma série de vídeos que mostra os procedimentos de segurança para o pleito. Além disso, o Conselho preparou uma cartilha com orientações para os mesários que, este ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus, foram treinados de forma remota.

Assista aos vídeos 

Confira a cartilha  

No próximo dia 1° de outubro serão realizadas as eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua. Os profissionais de engenharia, agronomia e geociências de todo o estado vão escolher os presidentes do Confea e Crea-MG, diretores regionais da Mútua e os inspetores locais. Os mandatos são de três anos, gestão 2021/2023, e os cargos honoríficos.

Este ano, 114  cidades mineiras vão sediar o processo eleitoral. Para conferir o seu local de votação, acesse bit.ly/EleiçõesSistema2020 e digite o número de seu CPF. Essa conferência é importante porque o profissional só poderá votar na mesa eleitoral em que estiver previamente cadastrado, em listagem fechada. Não há voto em trânsito e, apenas em casos excepcionais, serão colhidos votos em separado.

A eleição ocorre por meio do voto direto e secreto. Todos os profissionais que estejam em dia com o Conselho estão aptos a votar, basta se dirigir ao seu local de votação com um documento de identificação com foto, expedido por órgão oficial. O pleito será realizado das 8h às 19h. O local de votação pode ser conferido na área exclusiva do profissional, acessada pelo site do Conselho.

Medidas protetivas

Para que o pleito ocorra com segurança, em função do novo coronavírus, serão adotadas medidas protetivas como o uso obrigatório de máscaras e luvas descartáveis, fornecimento de álcool 70% para higienização de mãos e materiais, distanciamento na sala de votação, além de horários preferenciais, das 8h às 9h e das 13h30 às 14h30, para os eleitores dos grupos de riscos.

No dia da eleição, todas as unidades do Crea-MG vão funcionar, exclusivamente, como postos de votação, não havendo atendimento regular para o público. Para mais informações sobre o processo eleitoral, confira o site do Crea-MG http://bit.ly/EleiçõesSistema2020

As eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua serão realizadas, de forma presencial, no próximo dia 1° de outubro, em todo Brasil. Para saber a respeito dos cargos em disputa, medidas protetivas e o processo eleitoral, confira as perguntas mais frequentes. 

  • Que dia será a eleição? 

No próximo dia 1° de outubro, serão realizadas, de forma presencial, as eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua em todo o Brasil. 

  • Quem poderá votar?

Todos os profissionais registrados e em dia com suas obrigações financeiras, legais e regimentais com o Sistema Confea/Crea e Mútua. Basta se dirigir ao local de votação com documento de identificação com foto, expedido por órgão oficial.

  • Como saber se você está apto a votar?

Acesse bit.ly/EleiçõesSistema2020 e informe seu CPF em "Consulte o seu local de votação". Se o CPF não constar em nenhuma lista de eleitores, verifique na área do profissional ou no 0800 031 2732 se há alguma pendência. Persistindo a dúvida, fale com o presidente de mesa. 

  • Onde votar?

Você pode conferir seu local de votação na área exclusiva do profissional, no AtendeWeb ou em bit.ly/EleiçõesSistema2020, no campo "Consulte seu local de votação".

  • O que fazer se o nome do eleitor não constar na relação de votantes das urnas obrigatórias?

Verifique se o eleitor não está inserido em listagem de outra mesa. Caso o nome dele não esteja em nenhuma delas, ele poderá votar em separado. 

  • Se o eleitor não estiver na sua cidade de votação, ele pode votar?  

Não, pois não haverá voto em trânsito.

  • Como votarão os eleitores?

Por meio de cédulas oficiais. O voto é direto, secreto e facultativo.

  • O eleitor pode ficar próximo ao local de votação?

Tendo-se em vista os protocolos sanitários de enfrentamento à covid-19, o eleitor será orientado a permanecer no local de votação somente para votar,  a fim de evitar aglomeração.

  • No dia da eleição haverá expediente?

Não haverá atendimento na sede e unidades do Crea-MG. O expediente normal retorna no dia 02/10.

  • Quais cargos estão em disputa?

Presidente do Confea 

Presidente do Crea-MG 

Diretores regionais (administrativo e geral) da Mútua

Inspetores

  • Qual será o horário de votação?

O pleito será das 8h às 19h. 

  • Haverá horário preferencial para eleitores dos grupos de risco para a covid-19?

Sim. Para esses eleitores, o Crea-MG estabeleceu horários preferenciais, das 8h às 9h e das 13h30 às 14h30. 

  • Que outras medidas de segurança o Crea-MG vai adotar?

Todas as seções receberão um kit de EPIs contendo máscaras, protetores faciais, luvas, álcool 70%, cartazes com orientações sobre higienização e distanciamento adequado.

  • O uso de máscara será obrigatório?

Sim. Todos que vão participar das eleições devem usar máscara.

  • Como os mesários vão se proteger?

Os mesários vão usar máscaras, protetores faciais e luvas descartáveis, além de manter o distanciamento dos eleitores. 

  • Quem poderá ser fiscal do processo eleitoral?

Todo profissional com registro ativo no Crea-MG credenciado por candidato ou chapa poderá ser fiscal.

  • Como identificar um fiscal?

O fiscal deverá portar, durante todo o tempo em que permanecer no recinto de votação, credencial visível emitida pelo próprio candidato com sua assinatura original, contendo, no mínimo nome completo e número do registro profissional do fiscal indicado, vedada a padronização do vestuário.

  • Quantos fiscais serão permitidos?

Cada candidato ou chapa poderá indicar apenas um fiscal por local de votação, ainda que haja mais de uma mesa eleitoral instalada no recinto.

  • As eleições vão ocorrer em quantas cidades?

114 cidades mineiras vão sediar o processo eleitoral para facilitar o acesso do profissional e, assim, permitir maior número de votantes. 

Dúvidas, fale com a CER-MG - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ouça na Rádio Crea-Minas ou leia na íntegra

Os conselheiros do Confea aprovaram, no dia 24 de setembro, durante a Sessão Plenária, que o valor da Anotação de Responsabilidade Técnica não seja reajustado em 2021. O pleno aprovou ainda que os valores de anuidades, taxas de serviços e multas para o próximo exercício sejam os mesmos praticados em 2020. Segundo coordenador do Grupo de Trabalho Ordem Econômica, engenheiro civil Gilson Queiroz, a medida considera o atual cenário econômico do país e os reflexos da crise econômica acentuada pela pandemia de covid-19. 

Gilson: Principalmente em face ao impacto da covid-19, o Sistema Confea/Crea decidiu não aplicar o reajuste previsto na lei 12.514 que regula o reajuste das taxas, anuidades e ARTs do Sistema. 

Gilson, ainda é integrante da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema, disse que o GT de Ordem Econômica também analisa formas de reduzir os impactos financeiros das taxas no exercício profissional, mantendo todos os serviços que permitem a regulamentação e a fiscalização do exercício dos profissionais de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia. 

Gilson: Funcionamos na área do registro dos profissionais, das empresas. E na fiscalização das atividades e no julgamento dos processos. Além, logicamente, da inserção política e social da Engenharia, Agronomia e Geociências, com ações parlamentares, congressos e treinamentos. Então,  os custos de todas essas atividades têm de ser garantidos. Mas acreditamos que nós possamos conseguir ainda avançar nessa discussão e reduzir um pouco as taxas que hoje impactam no exercício profissional. 

De acordo com as deliberações aprovadas, as anuidades poderão ser recolhidas em cota única com desconto de 10% sobre valor integral com vencimento em 31 de janeiro ou desconto de 5% para aqueles que pagarem até 28 de fevereiro de 2021. Para pagamento até 31 de março, o valor será integral. Os orçamentos dos Conselhos Regionais para o próximo ano deverão ser elaborados em torno dos valores definidos pelo pleno do Confea.

A fim de implementar ações conjuntas para a prevenção e combate a incêndios e desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público, o Crea-MG firmou um Termo de Cooperação Técnica com o Corpo de Bombeiros (CBM-MG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-MG). 

O Termo, firmado em 10 de setembro de 2020, prevê a troca de informações entre os bancos de dados das instituições de modo a aprimorar e modernizar os respectivos sistemas fiscalizatórios. Segundo o vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-MG, engenheiro mecânico Edilio Veloso, “a parceria vai fortalecer e unificar os esforços entre os Conselhos e órgãos públicos, garantindo mais segurança às pessoas e a preservação do patrimônio público”. 

A cooperação técnica abrange o compartilhamento de dados e de informações sobre medidas administrativas ou judiciais decorrentes de ações oriundas do termo; participação das reuniões técnicas para discutir estratégias e, ainda, promoção de encontros, oficinas, seminários e cursos de capacitação; dentre outros. O gerente de Fiscalização do Crea-MG, engenheiro eletricista Nicolau Neder, destaca a importância do trabalho conjunto. “Esse termo de cooperação trará mais agilidade e eficiência nas ações de fiscalização desempenhadas pelos órgãos participantes. Em termos práticos, a sociedade ganhou uma importante ferramenta que objetiva a segurança nas edificações”, ressaltou.  

O prazo de vigência do Termo é de 60 meses, contado a partir das assinaturas no documento. Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Pedro Aihara,  a parceria poderá promover ações preventivas mais eficazes. “Todos esses órgãos envolvidos terão pleno acesso à fonte de dados e registros no Corpo de Bombeiros diretamente, sem nenhuma necessidade de intermediação. Dessa forma a fiscalização será dinamizada com cada órgão atuando em sua competência, mas de maneira integrada”, destacou.