Atualização de normas técnicas e tipo de material utilizado na pavimentação asfáltica foram alguns dos temas debatidos pelo presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, com representantes de empresas do setor. A reunião ocorreu na Solocap Geotecnologia Rodoviária, em Belo Horizonte, no dia 10 de dezembro de 2019.

O diretor técnico da Solocap Cristiano Costa Moreira destacou que o objetivo da reunião é trazer o Crea-MG para essa discussão, pois além do Conselho ter conhecimento técnico, é o canal adequado para dialogar com o governo e ABNT para melhoria das normas e da legislação. “O que observo quando participo de eventos internacionais é que o primeiro requisito de uma rodovia é a segurança. No Brasil, precisamos revisar as normas e incentivar o desenvolvimento para conseguirmos um produto melhor. O Crea precisa participar dessa discussão como autoridade técnica e autarquia pública”, destacou Cristiano.

A realização de um seminário técnico, no Crea-MG, envolvendo as Câmaras Especializadas de Engenharia Civil e de Geologia e Minas com a participação do Confea, da ABNT, de prefeituras, de instituições de ensino e de empresas foi a sugestão do presidente Lucio. “Vamos articular esse seminário e mobilizar para a modernização das normas técnicas. O Crea participa da ABNT e, com certeza, podemos contribuir”, enfatizou Lucio.

Também participaram do encontro representantes da Martins Lanna, Leônidas Abreu e Gustavo Lamounier; do Grupo Santiago, Marcelo Santiago; do Grupo Ical, Júlio César de Oliveira Lopes; e da Montreal, Frank Anderson Vieira Apolinário; além da gerente de Apoio aos Colégios do Crea-MG, Maria Cristina Silva.

solocaptodos