Dentro de um plano de expansão e cooperação, o Sicoob Engecred-MG se uniu à cooperativa goiana. A aliança estratégica foi concluída em Assembleia Geral Extraordinária Conjunta, realizada no dia 1º de dezembro de 2019, em Goiânia, com a presença de diversos associados de Minas Gerais e Góias, dentre eles  o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, que foi fundador da cooperativa mineira, presidente, diretor.

Com a união, o Sicoob Engecred passa a ter seis agências nos dois estados. Três em Minas Gerais, sendo duas em Belo Horizonte e uma em Montes Claros e três em Goiás, uma em Goiânia e duas em Aparecida de Goiânia. No entanto, a atuação será distinta. Em Minas, a instituição vai continuar atendendo, exclusivamente, às categorias profissionais das áreas de tecnologia, de engenharia e arquitetura, enquanto que, em Goiás, manterá a livre admissão.

Por meio da aliança entre mineiros e goianos, o Sicoob Engecred soma aproximadamente R$ 1 bilhão em ativos totais. A cooperativa financeira contará com cerca de 12 mil associados, o que a coloca entre as 100 maiores do país.

Gestão

A gestão seguirá com a governança, em que os representantes do Conselho de Administração definem as diretrizes da instituição, tendo um conselheiro, Augusto Celso Franco Drummond como representante de Minas Gerais. Já os diretores executivos permanecem na cooperativa em regime de dedicação exclusiva, com responsabilidade pela execução das ações estabelecidas.

Uma nova diretoria foi criada, a regional, ocupada por Antônio Dias Vieira, sendo responsável pelas ações estabelecidas para Minas Gerais, além de um Conselho Consultivo, que vai trabalhar visando apoiar estrategicamente a expansão dos negócios no estado. “Passamos a ser uma cooperativa quase dez vezes maior em ativos, em capacidade de empréstimos. Os resultados de Goiás estão se aproximando de 30 milhões. Com essa condição, ampliamos a possibilidade de negócios por termos um limite dez vezes maior para emprestar. Para o cooperado, a união é muito vantajosa”, destacou Antônio Dias.

O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Engecred, Argemiro Mendonça, lembrou que a cooperativa goiana começou suas atividades, em 2001, inspirada no trabalho dos colegas de Minas Gerais.

Fabrício Modesto

Com informações do Sicoob Engecred