O Acordo de Cooperação Técnica na área de fiscalização entre o Crea-MG e a prefeitura de Andradas foi assinado pelo presidente do Conselho, engenheiro civil Lucio Borges, e pelo prefeito do município Rodrigo Lopes, no dia 07 de novembro de 2019, na sede do Regional mineiro. O objetivo é a colaboração entre os órgãos para um relacionamento mais eficiente entre as partes e superação de seus desafios, proporcionando à sociedade, segurança, bem-estar humano e social e equilíbrio ambiental.

Com a cooperação técnica, cabe ao Crea-MG fornecer informações de seu banco de dados e a relação de todas as obras/serviços que forem autuadas por falta de responsáveis técnicos pelos projetos. Também contribuir nas discussões e sugestões na elaboração das políticas setoriais do município, como Lei de Uso e Ocupação do Solo, Plano Diretor, Código de Obras, Código de Posturas Municipais, entre outros. “Vamos fornecer informações sobre ARTs emitidas pelos profissionais que atuam no município. Queremos intensificar essa relação para realizarmos serviços que tragam segurança à sociedade”, destacou o presidente Lucio Borges.

Já a prefeitura passa a exigir o registro do profissional e empresa e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) das empresas contratadas para execução de atividades, obra ou serviço nas áreas de engenharia e agronomia, dentre outros. “É uma parceria que traz muitos benefícios para a cidade. Além de informações do profissional, poderá ser avaliado se entrou na prefeitura o projeto de uma obra que está em andamento, se o responsável técnico cumpriu todas as prerrogativas daquele projeto. Isso vai dar mais agilidade e segurança nas construções”, ressaltou Rodrigo Lopes.

O prefeito do município de São Sebastião da Vargem Alegre, Claudiomir Vieira, que também participou da reunião, demonstrou interesse em firmar a parceria com o Crea-MG. “Essa parceria vai simplificar, desburocratizar e ordenar de maneira que nossas construções e todo trabalho estejam bem acompanhados e seguros para a população”, afirmou.

Também participaram da reunião o vice-prefeito de Andradas e conselheiro do Crea-MG, engenheiro civil João Luiz Magalhães Teixeira; o inspetor-chefe de Andradas, engenheiro civil  Jerry Luciano Júnior; a secretária municipal de Governo, Segurança Pública e Defesa do Cidadão Vivian Francoo vice-presidente do Crea-MG, engenheiro industrial mecânico Leonardo Aires de Souza; os diretores Administrativo e Financeiro, engenheiro civil Walmir  de Almeida Januário; Técnica e de Fiscalização, engenheira civil  Maria das Graças Lage; de Planejamento, Gestão e Tecnologia, engenheiro mecânicoFrancis Saldanha, de Recursos Humanos, engenheiro eletricista Flávio Vianna; o superintendente de Relações Institucionais, engenheiro civil  Jean Marcus Ribeiro; o coordenador do Colégio Estadual de Entidades, engenheiro civil Fernando de Barros Magalhães e a gerente de Apoio aos Colégios Maria Cristina da Silva.

andadas todos