A segunda reunião regional dos Colégios de Inspetores, Entidades de Classe e Instituições de Ensino do Crea-MG ocorreu na Inspetoria de Divinópolis, no dia 27 de setembro de 2019. O evento contou com a participação do vereador Josafá Anderson; do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, Rafael Nogueira; do presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Centro-Oeste de Minas (Sinduscon-CO), Eduardo Soares; de representantes do Crea Jr-MG e do Clube de Engenharia da cidade.

O objetivo foi integrar e aproximar inspetores, entidades de classe e instituições de ensino, segundo o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges. “É nosso compromisso levar o Crea para o interior de Minas Gerais, debater assuntos importantes e ouvir os profissionais. A engenharia, agronomia e geociências estão distribuídas pelo estado e por isso precisamos estar presentes em todas regiões”, destacou.

Mais de 40 pessoas participaram da reunião que abriu espaço para opiniões, dúvidas e sugestões. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Divinópolis, “os profissionais trouxeram vários conhecimentos que poderão ajudar nos projetos de infraestrutura da cidade”.

Quem também considerou que a reunião foi um laboratório para a troca de informações foi o presidente do Sinduscon-CO. “Como profissional, precisamos de mais encontros como esse para promovermos melhorias constantes no Sistema e na área de construção da nossa cidade”, ressaltou Eduardo.

De acordo com o inspetor-chefe de Divinópolis, engenheiro civil José Hugo Rodrigues, as informações e ideias apresentadas na reunião serão levadas às lideranças políticas da cidade e região. “Vamos procurar o prefeito e deputados de Divinópolis e conversar com eles para conseguirmos apoio para derrubar a PEC 108”, frisou.

Temas debatidos

Os temas discutidos nas reuniões têm sido fiscalização, PEC 108, Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, da Infraestrutura, do Desenvolvimento e dos Profissionais do Setor, Chamamento Público e projetos do Crea-MG.

Um dos projetos detalhados foi o Ponte Digital. “Quando começamos a gestão atual, havia 17 sistemas, que agora estão sendo organizados para se transformarem em um único. Com ele, nós vamos crescer muito na capacidade de atendimento, de forma ágil e eficaz, facilitando a vida dos profissionais e dos nossos colaboradores”, explicou o superintendente de Relações Institucionais do Crea-MG, engenheiro civil Jean Ribeiro.

Já estão usando o sistema único 14 Creas. Para o diretor de Planejamento, Gestão e Tecnologia do Crea-MG, engenheiro mecânico Francis Saldanha, a implantação vai facilitar a vida de todos. “Estamos fazendo a migração e convergência dos dados. Quando estiver pronto, vai melhorar e facilitar muito os trabalhos realizados no Conselho”, afirmou.

Confira a agenda de reuniões:

Reunião Regional Leste

Dia: 09 de outubro de 2019