Organizado pelo Crea Jr-MG, o XVI Seminário de Jovens Lideranças foi realizado durante os dias 02 e 03 de agosto de 2019, na sede do Conselho, em Belo Horizonte. Com o tema “Engenhar ideias e construir sonhos”, o evento reuniu os futuros profissionais das áreas de engenharia, agronomia e geociências para dois dias de palestras e debates sobre empreendedorismo e o futuro da tecnologia no país.

A abertura contou com a presença do presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges; do vice-presidente do Confea, engenheiro eletricista Edson Delgado;  do diretor de Relações Institucionais do Crea-MG, engenheiro civil Pedrinho da Mata; do  diretor financeiro da Mútua MG, Otávio Dutra. Lucio Borges destacou  a importância do evento para os futuros profissionais. “É muito gratificante ver o envolvimento e o empenho de todos em trilhar o caminho do conhecimento. O Seminário de Jovens Lideranças vem auxiliar nessa formação ao abordar as tendências do mercado de trabalho atual, os novos modelos de negócio, inovação tecnológica e o perfil profissional requisitado pelas empresas”, ressaltou Lucio.

Edson Delgado ressaltou que a participação dos estudantes nas discussões do Sistema é muito importante. “A presença dos Crea Juniores nos CEPs foi extremamente enriquecedora. O futuro da engenharia do Brasil está garantida por vocês, futuros profissionais”, destacou. Já Otávio Dutra parabenizou os presentes pelo engajamento nos Congressos de Profissionais. “Foi muito bom ver o empenho dos núcleos [do Crea-MG Júnior] nas reuniões do CEP. Em quase todos os eventos tivemos a participação de estudantes nos debates”, afirmou Otávio.

Para a coordenadora nacional dos Crea Juniores e presidente do Crea Jr-MG, Thainá Prando Bastos, o seminário é fundamental para o planejamento das atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano. "O Seminário é um momento de integração muito importante, de aprendizado e capacitação, onde apresentamos o balanço das atividades e fazemos os alinhamentos para a gestão que vai se iniciar", ressaltou Thainá.

Palestras e mesa redonda

Após a abertura, deu-se início à primeira palestra do Seminário, intitulada “Mútua: Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea”, ministrada por Otávio Dutra. Ele apresentou a caixa de assistência e seus benefícios, além de tratar do número de estudantes e profissionais do Sistema.

Em seguida foi realizada uma mesa redonda com o tema “Por dentro do Crea-MG”, que apresentou  aos presentes o que é o Crea, seu papel, o funcionamento do Conselho e seus benefícios para os profissionais, além de explicar o papel dos colégios. A mesa de discussão contou com a presença dos coordenadores dos Colégios Estadual de Entidades, Fernando de Barros Magalhães; de Empresas, Delmer Aguiar Cesário; de Instituições de Ensino, Carina Silva Campos; de Inspetores, Henrique de Freitas Galvão.

No período da tarde, os participantes assistiram a palestra do empresário César Souza, com o tema "Seja o líder que o momento exige", que tratou sobre estratégia, liderança, empreendedorismo e autodesenvolvimento.  Na sequência, a fundadora da empresa She's Tech Ciranda de Morais, ministrou a palestra "Empreender por propósito: Quem disse que é fazer o que se gosta?". Na ocasião, Ciranda falou sobre motivação, propósito, empreender social, e inclusão e disparidade de gênero no mercado de trabalho.

Ao final, o palestrante profissional Daniel Bizon ministrou sobre "Liderança Vencedora: Construindo seu próprio caminho de dentro pra fora". Daniel expôs aos estudantes estratégias de comportamento humano e ações de lideranças e sucesso.

Já na manhã do dia 03 de agosto, o engenheiro eletricista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Administração, Ênio Padilha ministrou a palestra “Gestão de Carreira e Marca Pessoal para Engenheiros Recém-Formados. Na sequência foi a vez do ex-ministro da Ciência e Tecnologia, professor emérito da UFMG Clélio Campolina, falar sobre a “Corrida Científica e Desendustrialização Brasileira”.

À tarde, foi realizada eleição para a composição da nova gestão do Crea Jr-MG. Thainá foi reeleita presidente para o mandato 2019/2020. E à noite, ocorreram a premiação e o balanço da gestão, marcando o encerramento do XVI Seminário de Jovens Lideranças.

Gestão 2019/20 do Crea Jr-MG

Crea MG Jr premiacao

PRESIDÊNCIA:

Presidente:

- Thainá Prando Basto

Vice-Presidente:

- Luana Matos de Carvalho

DIRETORIAS ESTADUAIS:

Diretoria de Gestão de Pessoas:

- Gabrielle de Carvalho Maciel

Diretoria de Marketing e Comunicação:

- Camila Cunha Paiva