Pesquisar no site...

O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, cumpriu agenda em Lavras, no dia 22 de maio de 2019. Acompanhado pelos inspetores da cidade, além de outros membros da diretoria do Conselho, Lucio começou a dia reunindo-se com o presidente da Câmara Municipal, vereador Mestre Grilo. Logo após, foi realizado um encontro com a reitoria e coordenação da Universidade Federal de Lavras (Ufla), onde se discutiram temas referentes a atribuições profissionais e criação de cursos. Finalizando os trabalhos do dia, a presidência do Crea-MG participou do lançamento da cartilha “Construção Legal”, da Associação de Engenheiros e Agrônomos de Lavras e Região (Asseal).

Reunião com Câmara Municipal

 Além dos presidentes do Crea-MG Lucio Borges e da Câmara Municipal de Lavras Mestre Grilo,  a reunião contou também com a presença dos inspetores chefe, secretário e tesoureiro do município, engenheiro agrônomo Matheus Olímpyo, engenheiro civil Jânio Bragança e engenheiro agrônomo Victor José Soares. O objetivo foi apresentar o Conselho e fortalecer os laços entre Crea e Câmara. “Queremos ter mais engenheiros participando ativamente das decisões da Câmara. Buscaremos realizar algumas parcerias com a prefeitura nos próximos meses”, destacou Matheus.

Encontro com reitoria da Ufla

Na parte da tarde, a presidência do Conselho reuniu-se com a reitoria da Universidade Federal de Lavras e com os coordenadores de cursos de engenharia e agronomia da instituição. O encontro, que também contou com a participação do conselheiro do Crea-MG, engenheiro agrícola Lucas Alves da Silva, buscou uma aproximação e tratou de temas relativos à formação de novos profissionais. “Essa relação entre o Crea e as Instituições de Ensino é muito importante, já que esse diálogo é essencial para aprimorar a formação de novos profissionais e fortalecer a engenharia e agronomia”, ressaltou Lucas.

 Os presentes discutiram a Resolução do Confea 1.073/2016, que trata de atribuições profissionais, o papel da comissão de educação e a importância do registro de cursos de formação. “A reunião foi muito oportuna. Conversamos bastante sobre as novas perspectivas para os cursos de engenharia, que surgem com as novas diretrizes curriculares do Ministério da Educação”, enfatizou o pró-reitor de graduação da Ufla, Ronei Ximenes Martins.

Lançamento da cartilha “Construção Legal”

O último evento do dia foi o lançamento oficial da cartilha “Construção Legal: o conhecimento é o primeiro passo para o sucesso”, criada pela Asseal. A cartilha, trata dos processos de elaboração e valorização de projetos e profissionais, além de dar dicas de procedimentos que precisam ser realizados para que um projeto seja aprovado pela prefeitura de Lavras. “Lançamos uma série de materiais que ajudam o profissional a valorizar seus projetos. Além da cartilha, também produzimos uma tabela base de honorários para que o engenheiro ou agrônomo possa ter uma noção dos valores dos honorários de criação de projetos aqui em Lavras”, destaca a presidente da Asseal, engenheira civil Andréa Ribeiro Corrêa.

 

Acesse a cartilha

Confira as fotos