A convite do Crea-PR e da Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais (Apeam), o gerente de Fiscalização do Crea-MG, engenheiro eletricista Nicolau Neder Damasceno, participou do 1º Workshop Nacional de Fiscalização e Atribuições na Área Ambiental. O evento, que reuniu profissionais e representantes do Conselho mineiro, ocorreu entre os dias 29 e 30 de abril de 2019, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, no Paraná.

Representando o Crea-MG no evento, Nicolau ministrou uma palestra que tratou do trabalho de aprimoramento das técnicas de fiscalização, principalmente na área ambiental. O gerente de Fiscalização também explicou que após o desastre de Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019, o Conselho tem focado em rever e aprimorar medidas para auxiliar que não voltem a ocorrer tragédias. Em seguida, Nicolau destacou que, simultaneamente ao evento no Paraná, o Crea-MG estava promovendo um Workshop tratando da questão das barragens em Minas Gerais.

Para o gerente de Fiscalização, o convite do Crea-PR vai ao encontro do bom trabalho que tem sido realizado pelo Crea-MG na área de fiscalização e atribuições ambientais. “Apresentamos nossas experiências de fiscalização na área ambiental que vão desde ações de rotina, como a fiscalização em receituários agronômicos, ações estratégicas, como nossa participação efetiva no Copam (Conselho Estadual de Politica Ambiental), até nas operações mais complexas, como as FPIs (Fiscalização Preventiva Integrada). A abrangência desta última modalidade de fiscalização possibilita a verificação de empreendimentos como carvoarias, matadouros clandestinos e diversas outras atividades de grande impacto ambiental”, ressaltou Nicolau.