Eficiência energética foi o tema da reunião entre o superintendente de Tecnologia, Inovação e Eficiência Energética da Cemig, engenheiro mecânico Carlos Maciel, e o presidente do Crea-Minas, engenheiro civil Lucio Borges, no dia 24 de janeiro de 2019, na sede do Conselho.

A fim de disseminar a cultura de uso racional de energia elétrica no estado e promover uma troca de experiência com o Crea-Minas, o superintendente Carlos Maciel discutiu com o presidente Lucio Borges o funcionamento do Programa de Eficiência Energética (PEE) e a oportunidade de realizar um trabalho articulado com o Conselho. “A Cemig está presente em mais de 700 municípios mineiros e essa capilaridade junto à estrutura do Crea no estado pode ser bem aproveitada pela sociedade mineira. Logo, queremos promover um intercâmbio de conhecimento técnico, a fim de buscarmos soluções conjuntas para nossas atividades”, ressaltou Carlos Maciel.

Para o presidente do Crea-Minas, a engenharia, através de seus conceitos e aplicações, deve estar cada vez mais presente e atuante nas ações que envolvem consumo eficiente e fontes alternativas de geração de energia. “Estamos sempre abertos ao diálogo com a Cemig. A discussão do tema é fundamental para que possamos buscar as melhores soluções energéticas e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade”, enfatizou Lucio Borges.

Programa de Eficiência Energética (PEE)

O PEE, que combate o desperdício de energia elétrica em diversos setores da sociedade, foi criado em 1998, para promover o uso eficiente e racional de energia elétrica em diferentes setores da economia por meio de projetos que demonstram a importância e a viabilidade econômica de ações de combate ao desperdício.

De acordo com a Cemig, a companhia investe anualmente, no PEE, cerca de 50 milhões de reais para atender diversos segmentos da sociedade. Entre os projetos em execução destacam-se: Led nas Escolas, Energia Cidadã RMBH e Interior, Energia Cidadã Solar, Solar Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), Cemig nos Hospitais, Conexão Educar, entre outros.