Pesquisar...

O presidente do Crea-Minas, engenheiro civil Lucio Borges, participou da posse solene do presidente do Crea-SP, engenheiro de telecomunicações Vinicius Marchese Marinelli, no dia 04 de abril de 2018, no Espaço Técnico-Cultural do Crea-SP.  De acordo com Lucio Borges, o Crea-Minas pretende trabalhar em parceria com o Crea-SP para propor soluções conjuntas e promover a valorização da engenharia. “O presidente Vinicius Marchese tem desenvolvido um trabalho eficiente e com propostas inovadoras para o Crea-SP, buscando valorizar as profissões da área tecnológica e aprimorar a fiscalização. Queremos dialogar e trabalhar juntos para promovermos a valorização de nossos profissionais e fomentarmos o desenvolvimento econômico e social no país”, ressaltou Lucio. 

Participaram da solenidade, o presidente do Crea-RJ, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Luiz Antônio Cosenza; o presidente do Crea-MT, engenheiro agrônomo João Pedro Valente e o presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo Arício Resende Silva. Também estiveram presentes o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dimas Eduardo Ramalho; a presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Maria Alice Carraturi e o vereador do município de Mogi Guaçu, Guilherme Souza Campos.

Confira as fotos

A primeira Reunião Ordinária dos Colégios Estaduais de Entidades (CEE) e de Inspetores (CEI) foi realizada nos dias 22 e 23 de março de 2018, na sede do Crea-Minas. No dia 22 houve posse dos inspetores para a gestão 2018/2020 (Posse dos Inspetores) No dia 23, as atividades  começaram com a apresentação dos gestores do Conselho pelo presidente engenheiro civil Lucio Borges, que destacou a importância dos profissionais do Sistema unirem forças para executarem os projetos. “O desenvolvimento de bons projetos só será possível com diálogo e trabalho articulado. Para conseguirmos grandes resultados, precisamos de um planejamento adequado e a contribuição de todos”, ressaltou o presidente.   
 
O diretor de Relações Institucionais, engenheiro civil e de segurança do trabalho Pedrinho da Mata, reforçou a necessidade dos inspetores realizarem um trabalho integrado com outros órgãos públicos. “Queremos um Crea para todos. Nossa função é fomentar a busca por parcerias com municípios, entidades públicas e o Ministério Público”, enfatizou. 
 
Após a abertura, o superintendente de Fiscalização e Atendimento do Crea-Minas, engenheiro agrônomo Humberto Falcão, apresentou a estrutura organizacional do Conselho. O diretor-presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem (CMA/Crea-MG), engenheiro civil Clemenceau Chiabi e o engenheiro civil e de segurança do trabalho Luiz Pimenta explicaram o trabalho desenvolvido pela Câmara, ressaltando que a conciliação, a mediação e arbitragem se tornaram instrumentos eficazes e céleres para solução pacífica dos litígios. Já os benefícios e os serviços oferecidos pela Mútua - Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea foram descritos pelo supervisor Marcelo Naves. 
 
Previdência, cultura e comunicação
 
Os Colégios Estaduais de Entidades e de Inspetores participaram, em horários alternados, de palestra sobre planejamento previdenciário, ministrada pela advogada Ana Carolina Ianino e pela financista Sabrina Lima. Elas explicaram como é feita a avaliação do direito a algum benefício previdenciário (aposentadoria, pensão, provento por incapacidade) tanto no Regime Geral de Previdência Social (INSS) quanto no Regime Próprio (serviço público). Também esclareceram como são realizados os cálculos de contagem de tempo para aposentadoria, plano de investimento e previdência privada.
 
Houve também a apresentação do Programa de Comunicação do Crea-Minas com foco no uso das redes sociais pela  gerente Débora Sarmento, para o CEE, e a estagiária Thaís Henriques, para o CEI. Elas destacaram que o uso de mídias sociais terá grande potencial de atender às demandas de transparência e divulgação dentro do Crea-Minas.
 
Por sua vez, o diretor-presidente do Crea Cultural, engenheiro mecânico e eletricista Ederson Bustamante destacou os projetos desenvolvidos . “Os eventos culturais que levamos para as cidades de Minas Gerais fazem o papel de promover a cultura, o conhecimento científico e o patrimônio histórico do estado, sendo muito valorizado por todos que os usufruem”, afirmou Bustamante.
 
CEE debate Chamamento Público 2018
 
O superintendente de Relações Institucionais do Crea-Minas, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Gervásio, conduziu a  reunião específica do Colégio Estadual de Entidades e apresentou às entidades as diretrizes da gestão.
 
A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Alfenas (Asseara), a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Pará de Minas (Aeapam), e a Associação dos Profissionais Geógrafos do Estado de Minas Gerais (Aprogeo-MG) foram escolhidas para apresentar os resultados dos projetos realizados em 2016 e 2017 por meio do chamamento público.
 
Na parte da tarde, os representantes do CEE participaram da apresentação sobre o Chamamento Público, que tem por objetivo selecionar projetos que valorizem as atividades do Sistema Confea/Crea. A estimativa do Conselho é destinar um montante de dois milhões de reais. O valor máximo repassado para a execução de cada projeto será de 70 mil reais, com limite de dois projetos por entidade.
 
Para concorrer, as entidades devem estar com registro ativo no Crea-Minas e sem pendências documentais ou relativas à prestação de contas. "Para ter um repasse de verbas, é preciso apresentar um projeto. E esse projeto é fundamentado no edital, que estabelece as diretrizes”, explicou o assessor da Superintendência de Relações Institucionais Lucas Morais.
 
CEI discute matriz de prioridades
 
Na reunião específica do CEI, a gerente de Apoio aos Colégios, Maria Cristina Silva, apresentou a missão e função dos inspetores do Crea-Minas. Ela apontou a importância da integração das inspetorias com a gerência e a presidência. “Nosso papel é estar em contato com os colégios para resolver as demandas de forma eficaz e organizada”, afirmou Maria Cristina.
 
O assessor da presidência, engenheiro civil Jean Ribeiro, falou sobre a estratégia funcional das inspetorias e explicou as funções delas dentro do Crea-Minas. Ele explicou o novo conceito de gestão cujo cerne se encontra na autonomia das inspetorias. 
 
No período da tarde, o assessor da Presidência, engenheiro mecânico César Augusto Pinto, conduziu uma exposição de como o Crea-Minas está funcionando sob o aspecto do planejamento de ações. Em seguida, os inspetores foram separados por regionais para discutir formas e sugestões de como desenvolver as propostas e diretrizes estabelecidas no plano de trabalho e de como implantá-las nas respectivas inspetorias, visando o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos pelo Crea-Minas. “Assim, conseguimos trocar ideias e desenvolver melhor um trabalho na nossa cidade”, pontuou a engenheira civil e de segurança do trabalho Patrícia Caixeta, inspetora-chefe de Pirapora.
 
Na sequência, foi realizado um momento de debate conjunto, mediado pelo superintendente de Atendimento e Fiscalização do Crea-Minas, engenheiro agrônomo Humberto Falcão, no qual os participantes apresentaram sugestões e questionamentos que foram discutidos coletivamente.

Ao final da programação, houve eleição dos coordenadores estaduais e regionais dos dois colégios (Eleição dos Coordenadores).

O presidente do Crea-Minas, engenheiro Lucio Borges, e toda diretoria expressam suas condolências aos familiares e amigos do professor emérito Edson Durão Judice, que faleceu no domingo, dia 25 de março de 2018. 
Na edição 34 (abril/maio/junho - 2017), a Revista Vértice Crea-Minas registrou o perfil do professor. Conheça mais sobre a trajetória deste grande nome da engenharia.
 
VERTICE34p31

Conheça os novos coordenadores do CIE e do CEE 

Foram eleitos nesta sexta-feira, 23 de março, os coordenadores dos Colégios Estaduais de Inspetores e Entidades. Tratam-se de órgãos consultivos, que integram a estrutura de suporte do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais, instituído pelo Plenário. O engenheiro civil e de segurança do trabalho João Marques Póvoa Júnior foi eleito por aclamação o coordenador estadual do Colégios de Entidades. O Colégio foi criado no ano de 2000, com o objetivo de reunir e fortalecer as entidades de classe ligadas às áreas de atuação do Crea-Minas. Presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos e Técnicos de Araguari, Póvoa quer valorizar ainda mais as entidades, com melhor articulação entre suas lideranças e o Conselho.

João Marques Póvoa Júnior: "A base do Crea são as entidades. São as entidades que colocam o conselheiro no Crea, seja de instituição de ensino ou entidade de classe. E foi a entidade de classe que, lá no começo, criou o Conselho. E a gente quer oxigenar as entidades, esta é a proposta do presidente Lucio. E representar bem a engenharia de Minas Gerais".

A eleição para coordenador do Colégio Estadual de Inspetores do Crea-Minas teve três candidaturas. O engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Fábio Luis de Oliveira Silva, inspetor de São João del Rei, foi eleito com 23 dos 44 votos. Colégio de Inspetores foi criado em 2001, para garantir unidade de ação do Conselho e é esta a disposição de novo coordenador.

Fábio Luis de Oliveira Silva: "Em primeiro instante é valorizar o profissional. E representar bem os inspetores perante o presidente do Crea-Minas. Porque estamos em um cargo de representação. Não é um cargo que a gente ambiciona. Nós somos todos honoríficos".

As eleições ocorreram na primeira reunião ordinária dos Colégios Estaduais de Inspetores e Entidades. A agenda, em Belo Horizonte, contou ainda com Apresentação dos gestores do Crea-Minas, das Câmaras Especializadas do Conselho, da Câmara de Mediação e Arbitragem e da Mútua, a Caixa de Assistência dos Profissionais do do Crea-Minas.

Ouça www.radiocreaminas.com.br

Confira a lista dos coordenadores eleitos:

Entidades

26185341527 c27ca9c6d1 z

Coordenador Estadual do Colégio de Entidades João Marques Póvoa Jr. - Aeaata - Associação dos Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos e Técnicos de Araguari

Adjunto Antônio Geraldo da Silva - Singeo -MG - Sindicato dos Geólogos no Estado de Minas Gerais

Coordenador da Regional Centro-Oeste Severino Alves de Oliveira - Area - Arquitetos e Associados de Itaúna 

Coordenador da Regional Norte Melquíades Ferreira de Oliveira - Area-NM - Associação Regional de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Norte de Minas

Coordenador da Regional Sudeste William José Cazeta Vaz - SEA - Associação dos Engenheiros e Agrônomos de Ubá

Coordenador da Regional Metropolitana Gabriel Moreira Junqueira - Smef - Sociedade Mineira de Engenheiros Florestais

Coordenadora da Regional Nordeste Gilmar Meneses Silva - Aspea-GV - Associação dos Profissionais de Engenharia e Agronomia de Governador Valadares

Coordenador da Regional Noroeste Leandro Carneiro Leão - Asenpa - Associação dos Engenheiros da Região de Paracatu

Coordenador da Regional Rio Grande Eduardo Guimarães - Area - Associação de Engenheiros e Agrônomos da Região de Araxá

Coordenador da Regional Sul Fernando Batista Pinto - Aenai - Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itajubá

Coordenador da Regional Triângulo Michel Sinclair de Oliveira - Asseng - Associação dos Engenheiros de Uberlândia

Coordenador da Regional Vale do Aço José Pedro Gomes - AEJM - Associação dos Engenheiros de João Monlevade

Coordenador da Regional Centro-Sul Luiz Carlos Pelegrin - Asseara - Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Alfenas

 

Inspetores

40993250592 fc954be229 z

 Coordenador Estadual do Colégio dos Inspetores Titular inspetor-chefe de São João del Rei Fábio Luís de Oliveira e Silva

Adjunto inspetor-chefe de Teófilo Otoni Ulisses Guimarães

Coordenador da Regional Centro-Oeste Titular inspetor-chefe de Divinópolis José Hugo Rodrigues Divinópolis

Adjunto inspetor-chefe de Arcos Elias Veloso

Coordenador da Regional Centro-Sul Titular inspetor-chefe de Muzambinho Luís Carlos de Araújo

Adjunto inspetor-chefe de Três Pontas Thiago Vilela de Oliveira

Coordenadora)da Regional Metropolitana Titular inspetora-chefe de Belo Horizonte Júnia Márcia Bueno Neves

Adjunto inspetora-chefe de Ouro Branco Cibele Marotta de Azevedo

Coordenadora da Regional Nordeste Titular inspetora-chefe de Araguar i Maria Lúcia Ferreira de Souza

Adjunto inspetor-chefe de Governador Valadares Antonio Evandro de Souza Araujo

Coordenador da Regional Noroeste Titular Paracatu Valcir Soares de Queiroz

Adjunto inspetor-chefe de Patos de Minas Caio César Gonçalves

Coordenador da Regional Norte Titular inspetor-chefe de Janaúba Jairo de Sena Gonzaga

Adjunto inspetor-chefe de Montes Claros Luiz Aroldo Oliveira Almeida

Coordenador da Regional Rio Grande Titular inspetor-chefe de Araxá Helver Martins Gomes

Adjunto inspetor-chefe de Uberaba Cláudio Antônio de Oliveira

Coordenador da Regional Sudeste Titular inspetor-chefe de Juiz de Fora José Eduardo Modesto do Patrocínio

Adjunto inspetor-chefe de Viçosa Rafael Monteiro Ferreira

Coordenador da Regional Sul Titular inspetor-chefe de Poços de Caldas José Maria de Assis

Adjunto inspetor-chefe de Andradas Jerry Luciano de Pontes Junior

Coordenador da Regional Triângulo Titular inspetor-chefe de Uberlândia Michel Sinclair Rodrigues

Adjunto inspetor-chefe de Monte Carmelo Alex Tomas Taveira

Coordenador da Regional Vale do Aço Titular inspetor-chefe de João Monlevade Tales Augusto Dias e Santiago

Adjunto inspetor-chefe de Caratinga Tiago de Souza Alves