Pesquisar...

A próxima agenda dos presidentes dos Creas Sudeste já está definida. No dia 09 de julho de 2018, o Crea-Minas sediará a 3ª Reunião Ordinária com o objetivo de promover a troca de informações e experiências. A ideia é otimizar projetos e serviços prestados aos profissionais e sociedade pelos Regionais.

Com as reuniões, os presidentes do Crea-Minas, engenheiro civil Lucio Borges; do Crea-SP, engenheiro de telecomunicação Vinicius Marchese Marinelli; do Crea-RJ, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Luiz Antonio Cosenza; e do Crea-ES, engenharia civil Lúcia Helena Vilarinho Ramos pretendem fortalecer a representatividade dos Crea do Sudeste dentro do Sistema. “Nosso intuito não é dividir, mas multiplicar esforços para otimizar nossas atividades”, destacou Lucio Borges.

Além de debater temas de interesse da engenharia, os líderes também compartilham dados que potencializam o trabalho em cada um dos Creas, explica o superintendente de Relações Institucionais do Crea-Minas, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Gervásio. “É importante estarmos reunidos periodicamente para avaliarmos quais são as demandas dos profissionais de cada estado da nossa região e como elas têm sido solucionadas”, ressaltou. 

Segundo o superintendente de Planejamento, Gestão e Tecnologia, engenheiro metalurgista Elder Gomes, durante os encontros, as equipes técnicas apontam sugestões, apresentam iniciativas bem sucedidas e compartilham experiências para aperfeiçoar os serviços prestados pelos Creas. “Dialogamos sobre resoluções do Sistema Confea/Crea, fiscalização do exercício profissional e uniformização de procedimentos para aprimorarmos questões administrativas”, enfatizou.

A primeira Reunião Ordinária de Presidentes dos Creas do Sudeste ocorreu, no dia 17 de maio, no Crea Espírito Santo. Na ocasião, foram debatidas ações de integração de sistemas de informação entre os Conselhos desta região. Na segunda, realizada no Crea São Paulo, os presidentes e superintendentes discutiram fiscalização, estrutura administrativa e coordenação de ações políticas na defesa de assuntos relacionados à área tecnológica.

Educação financeira, empreendedorismo, liderança, postura em processos seletivos e desenvolvimento profissional foram os assuntos discutidos na terceira edição do Crea-Minas Júnior em Foco, realizado em Uberaba, nos dias 23 e 24 de maio de 2018.

Para a coordenadora do Crea-Minas Júnior núcleo Uberaba, graduanda em engenharia civil Gheisa Nogueira, além do encontro aproximar o Conselho das instituições de ensino de Uberaba, promove a valorização profissional por meio da difusão de conhecimentos. “Os estudantes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) aprenderam sobre planejamento financeiro, mercado de trabalho, gestão de negócios e adquiriram mais experiência”, destacou.   

Nesta edição, a maioria das palestras focou em capacitação profissional, segundo a assistente de projetos e eventos do Crea-Minas Júnior núcleo Uberaba, graduanda em engenharia civilThuanny Thays. “Priorizamos temas que retrataram uma abordagem contemporânea para as exigências do mercado de trabalho e para o incremento da nossa formação pessoal e profissional”, ressaltou.

No primeiro dia, o coaching Tiago Martins ministrou a palestra “Quem sou eu e como ter sucesso sendo assim?”. Na sequência, o presidente da Finance Club Leonardo Melo e o vice-presidente Guilherme Oliveira apresentaram aos estudantes o tema “Gestão financeira na faculdade”. Já o diretor de Relações Institucionais do Crea-Minas, engenheiro civil Pedrinho da Mata falou sobre o Sistema Confea/Crea. “É fundamental que este jovens já participem das discussões do Sistema Confea/Crea para conhecerem ainda mais a legislação, pois quando se tornarem profissionais estarão capacitados para o mercado”, enfatizou Pedrinho da Mata.

No segundo dia, foram ministradas duas palestras, uma sobre “SuperAÇÃO: A chave para a mudança é você”, proferida por Anderson Carneiro e a outra, “Treinamento para processos seletivos”, apresentada pelo professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), engenheiro químico Neiton Carlos Silva.

Atualmente, o Crea-Minas Júnior possui 788 membros dirigentes distribuídos em 62 núcleos nas cidades mineiras e tem estudantes de 125 instituições de ensino superior do estado, tornando-se referência na capacitação profissional e formação de jovens lideranças.

O Crea-Minas Júnior promoveu o XV Seminário de Jovens Lideranças entre os dias 25 e 26 de maio de 2018, quando foram discutidas as novas formas de atuação dos futuros profissionais da área tecnológica. O evento anual colocou em pauta a valorização profissional, a formação de jovens lideranças, bem como as tendências do mercado de trabalho atual. Neste ano, o tema do seminário foi “Indústria 4.0: Os desafios do futuro profissional”.

Com a participação de mais de 300 estudantes de todo país, a programação do Seminário contou com diversas palestras. O presidente do Crea-Minas, engenheiro civil Lucio Borges, destacou o pioneirismo do Crea Júnior de Minas Gerais e afirmou, “Vocês são os futuros profissionais da área tecnológica, que darão continuidade ao nosso trabalho. Por isso, é preciso que saiam de suas faculdades prontos para assumir o protagonismo de autoridade técnica, para serem agentes do desenvolvimento das nossas cidades, nosso estado e país”. Já o diretor de Relações Institucionais do Crea-Minas, engenheiro civil Pedrinho da Mata, ressaltou o papel dos jovens no desenvolvimento do país. “Os jovens devem ocupar espaço dentro da área tecnológica e, principalmente, do Conselho, cumprindo o lema da gestão de ter um Crea para todos”, destacou Pedrinho, que apresentou a palestra “O papel do Crea Júnior de Minas Gerais no Sistema Confea/Crea e na Sociedade”.

Eleição do Crea-Minas Júnior

Na oportunidade, foram realizadas as eleições estaduais do Crea-Minas Júnior, sendo eleita para a presidência, a atual coordenadora nacional dos Crea Juniores, Thainá Basto, graduanda em engenharia civil. Ela iniciou as solenidades do seminário falando sobre a importância da representação dos jovens na tecnologia. “Assim como o Crea zela pelos profissionais, nós zelamos pela formação dos profissionais, prezando pela qualidade do ensino e pela formação de líderes”, enfatizou Thainá. Em seguida, a presidente de 2017 do Crea-Minas Júnior, Maria Izabella Silva, evidenciou a importância do evento, “Este evento tem grande relevância para que troquemos experiências e conhecimentos, buscando inovação em nossa formação profissional”.

A Gestão 2018 ficou assim composta:

- Thainá Basto, presidente;

- Vinicius Leite, vice-presidente;

- Marcella Araújo, diretora de Comunicação;

- Gabrielle Maciel, diretora de Gestão de Pessoas;

- Luana Carvalho, diretora-executiva;

- Vitor Ferreira, diretor-financeiro;

- Otair Santos Junior, superintendente da Regional Centro-Oeste;

- Marcell Assis, superintendente da Regional Centro-Sul;

- Gabriel Versiani, superintendente da Regional Nordeste;

- Salmo Daví Júnior, superintendente da Regional Noroeste;

- Vitor Reis, superintendente da Regional Norte;

- Vanessa Rodrigues, superintendente da Regional Sudeste;

- Suely da Silva, superintendente da Regional Vale do Aço.

Por fim, foi apresentado o balanço da gestão 2017/18 do Crea-Minas Júnior. Dentre os resultados alcançados, destaca-se o aumento de 35% das atividades desenvolvidas no período, em relação ao ano anterior, completando mais de 500 atividades.

Confira a programação e as fotos do evento.

Ouça na Rádio Crea-Minas ou leia na íntegra

Os interessados em participar da quinta edição do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) têm agora até o dia 3 de junho para enviar os trabalhos pelo site oficial do Contecc

Todos os anos, engenheiros, agrônomos, meteorologistas, geólogos, geógrafos, técnicos e tecnólogos, dos quatro cantos do país, se reúnem para debater temas diretamente ligados ao desenvolvimento e à infraestrutura brasileira. É a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia que, em 2018, tem como tema “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil”. A 75ª edição será realizada em Maceió, de 21 a 24 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. 

Durante a Semana é realizado também  o Congresso Técnico e Científico da Engenharia e da Agronomia. A quinta edição do evento vai reunir especialistas para discutir o cenário de suas realidades locais e nacional, demonstrando exemplos de inovações em empresas e institutos de pesquisas. Vão ainda apontar caminhos para a tecnologia aplicada. Ou seja, o Congresso aproxima a academia e o setor produtivo. 

Não há restrição à participação dos profissionais. Quem explica é a engenheira civil Enid Drumond, coordenadora-adjunta do Contecc. "O enfoque é trabalho da área profissional. Pode ser um relato de uma obra, uma participação em uma consultoria,  em um evento. Estamos trabalhando numa revista técnica do Confea, para publicação destes artigos. E ainda teremos palestras durante o congresso técnico, para incentivar a produção, para discutir a ética na profissão. E, quem sabe, introduzi-la nas instituições de ensino", explica Enid, professora universitária e ex- coordenadora do Colégio de Instituições de Ensino do Crea-Minas.  

As inscrições para o Congresso Técnico e Científico da Engenharia e da Agronomia vão até o dia 03 de junho! Os trabalhos escritos deverão ser submetidos somente no formato pdf., identificados com o título em letras maiúsculas. O autor indicado para apresentar o trabalho no congresso deverá ser profissional registrado no Sistema Confea/Crea ou estudante de curso vinculado às áreas da Engenharia e da Agronomia ou graduado em curso correlato. Mais  informações pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Os presidentes dos Creas da Região Sudeste reuniram-se na sede Faria Lima do Crea-SP na segunda-feira, 28 de maio de 2018. Está é a segunda edição deste encontro que visa a integração dos Conselhos da região e a discussão de pautas de interesse comum, como sistemas de fiscalização, estrutura administrativa e coordenação de ações políticas na defesa de assuntos relacionados à área tecnológica. A primeira reunião ocorreu em 17 de maio, em Vitória, no Espírito Santo.

O presidente do Crea-SP, engenheiro de telecomunicação Vinicius Marchese Marinelli, recebeu em seu gabinete os presidentes do Crea-ES, engenharia civil  Lucia Helena Vilarinho Ramos; do Crea-Minas, engenheiro civil Lucio Borges; e do Crea-RJ, engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Luiz Antonio Cosenza. O superintendentes de Planejamento, Gestão e Tecnologia, engenheiro metalurgista Elder Gomes; de Fiscalização e Atendimento, engenheiro agrônomo Humberto Falcão; e de Relações Institucionais do Crea-Minas, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Gervásio, também participaram do encontro. Do Rio de Janeiro, além do presidente, participaram a superintendente Técnica, engenheira eletricista Carla Malena Soares Brandt da Silva, e o chefe de gabinete Renato Luiz Csaszar.

Após as considerações iniciais, os participantes foram divididos em dois grupos: os presidentes dos Creas permaneceram concentrados no gabinete, enquanto os demais visitantes reuniram-se com os superintendentes de Fiscalização, engenheira Maria Edith dos Santos; de Gestão de Recursos, Lourival Junior Franklin; e de Colegiados, engenheiro de alimentos Gumercindo Ferreira. Os grupos trocaram informações e experiências para otimizar os projetos e os serviços prestados aos profissionais e sociedade.

 

Fonte: Departamento de Comunicação do Crea-SP (DCO/SUPCEV)

 

Confira as fotos.