Pesquisar...

O dia19 de outubro marca o Dia Internacional contra o Câncer de Mama. Mas, todo o mês, é dedicado ao movimento mundial conhecido como "Outubro Rosa". A campanha foi criada para conscientizar sobre a doença, compartilhar informações e principalmente incentivar o autoexame e a mamografia, a fim de ampliar as chances de diagnóstico precoce, bem como de cura. A cor rosa é utilizada no laço que simboliza o combate a este tipo de câncer. 

O Crea-Minas aderiu à campanha Outubro Rosa. Desde o início de outubro, a sede do Conselho está iluminada de rosa, bem como os elevadores. Solidários ao movimento, no dia 19, os funcionários do Conselho vieram trabalhar vestidos com a cor rosa. As mulheres receberam uma flor e o laço da campanha, entregues pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e da Associação dos Servidores do Crea-MG (Ascrea). 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo. No Brasil, responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano e está em segundo lugar,  ficando atrás apenas do de pele não melanoma. Logo, a recomendação do Inca no Brasil é que mulheres entre 50 e 69 anos façam a mamografia anualmente. Já entre os homens, apesar de ser rara, a doença também acomete 1% do total de casos. 

Entre os sintomas da doença estão a sensação de massa ou nódulo em uma das mamas, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço, pele da mama avermelhada ou enrugada, saída de líquido anormal das mamas, alterações no mamilo. 

Palestra 

No dia 31 de outubro, será ministrará uma palestra com dois temas para os funcionários do Crea-Minas. O primeiro será sobre o câncer de mama, no plenário do Conselho, às 9 horas. Como forma de prevenção, serão tratadas a importância do autoexame, do controle do peso, da alimentação, de hábitos saudáveis e a necessidade de acompanhamento médico anual com um mastologista ou ginecologista. 

O segundo tema será a respeito do câncer de próstata, já que em novembro começa a campanha “Novembro Azul”, movimento de conscientização com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce deste tipo de câncer. Ao fim da palestra, haverá espaço para que os participantes possam solucionar as dúvidas.

 

funcionaria recebendo rosa

 

Confira as fotos da sede iluminada

 

Veja as fotos dos funcionários