Profissionais, estudantes e congressistas estiveram presentes no primeiro dia do 33º Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos (CBMGA), que está sendo realizado de 15 a 19 de outubro de 2018. Durante o período da manhã e da tarde do dia 15 de outubro, os participantes acompanharam o Workshop de Gestão de Ativos. À noite, ocorreu a solenidade de abertura com a apresentação de duas conferências, ministradas pelo superintendente-adjunto de Manutenção da Itaipu Binacional, Cleber de Souza Pimenta, e pelo diretor da Unidade Mecânica da Fiat Chrysler Automobiles, Claudio Araújo Rocha.

Representando o Crea-Minas também participaram da abertura do CBMGA, o coordenador do Colégio Estadual de Empresas (CEM-MG) do Conselho, Delmer Cesário, e o presidente da Associação de Engenharia Mecânica e Industrial de Minas Gerais (Abemec-MG), conselheiro Marcelo Aguiar. “Sinto-me privilegiado de participar deste evento, pois é uma excelente oportunidade de ouvir os profissionais de grandes empresas e especialmente compartilhar conhecimentos que contribuem para o progresso do nosso país”, destacou Marcelo.

Considerado o maior evento do setor na América Latina, o CBMGA, promovido pela Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman), conta com 280 trabalhos técnicos, 17 conferências nacionais e quatro internacionais, dez palestras de inovação tecnológica e nove de autores de livros, além de oito mesas redondas.

No dia 18 de outubro, o coordenador-adjunto da Câmara de Engenharia Mecânica e Metalúrgica (CEMM) do Crea-Minas, Antônio Humberto Almeida, conduz uma mesa-redonda sobre Responsabilidade e Ética na Engenharia de Manutenção e o conselheiro da CEMM, Alexandre de Oliveira Lopes, apresenta uma conferência com o tema Indústria 4.0 – Automação flexível e manufatura inteligente: avanços nos EUA.

O tema escolhido para esta edição é Sustentabilidade e excelência empresarial: desafios da manutenção e da gestão de ativos. Segundo o presidente do Conselho Deliberativo da Abraman, Alan Kardec Pinto, os congressistas estão debatendo o planejamento, a gestão e a manutenção de ativos para otimização de resultados. “Este Congresso está reunindo cerca de 1.000 congressistas que estão discutindo as mais modernas formas de se alcançar a excelência empresarial pelos métodos de trabalho”, ressaltou.

Paralelo ao CBMGA, também está funcionando a feira de produtos, serviços e equipamentos para manutenção e gestão de ativos (Expoman), que este ano conta com 35 empresas.

Veja a programação do 33º CBMGA/Expoman 2018