Pesquisar no site...

No dia 20 de julho de 2018, ocorreu a reunião dos Fóruns das Instituições de Ensino e das Entidades de Classe do Crea-SP em conjunto com o Colégio de Entidades de São Paulo no Espaço Técnico-Cultural do Crea-SP. Durante este encontro, foi realizado o Fórum de Política, Engenharia e Desenvolvimento do Crea-SP, que reuniu lideranças da área tecnológica.

Debates sobre a articulação política do Sistema Confea/Crea e definição de estratégias que garantam, junto ao poder público, a proteção das atribuições profissionais no trabalho de defesa da sociedade, pautaram o encontro. 

O assessor da Presidência do Crea-Minas, engenheiro civil Paulo Salomão, participou do encontro e destacou a importância dessa articulação para que o Sistema seja ouvido pelos parlamentares. “Precisamos mostrar a nossa força.É necessário que exista uma participação efetiva, e mais importante, presente do Confea/Crea em eventos como este. Visitas eventuais não bastam”, enfatizou. Além disso, o engenheiro afirma que o evento serviu ainda para esclarecer sobre o funcionamento do Congresso, a tramitação dos PLs e a necessidade de um apoio a debates como este. Paulo reforçou a importância da união dos engenheiros.

Uma das discussões, sobre o Projeto de Lei 9.818/2018, foi conduzida pelo autor do projeto, deputado Ricardo Izar, que atua principalmente em temas que visam a defesa do consumidor e a regulamentação profissional. Em seguida, a palestra, “A atuação do Sistema Confea/Crea na formulação de Âmbito Nacional e as posições estratégicas para o segmento”, foi ministrada pelo cientista político Walter Bittar. Outras duas palestras fizeram parte da programação, “A Engenharia em sintonia com o futuro” pelo engenheiro Fabio Luís Garbossa e “INSS X Construção Civil” apresentada pelo professor e consultor empresarial e tributário Jean Pansarella.