Pesquisar...

Expo USIPA 09

 

A fim de trazer mais visibilidade para as atividades que desempenha, o Crea-Minas participou da 30ª Expo Usipa, realizada em Ipatinga, entre os dias 18 a 20 de julho de 2018. O estande do Conselho no evento contou com a presença da Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Vale do Aço (Asseava), a Associação dos Técnicos Industriais de Ipatinga (ATII), o Sindicato dos Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) e a Mútua. “Colocando junto as entidades, nós fomentamos o crescimento do Crea e criamos uma interatividade entre as classes”, comentou o inspetor tesoureiro de Ipatinga, Walace Caldeira Pinto. 

O Crea-Minas Móvel, que disponibiliza serviços em tempo real para profissionais e empresas, também esteve à disposição dos participantes da Expo Usipa. “Ele é um veículo equipado tecnologicamente para proceder com atendimentos como serviços de registro, emissões de Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T.), além de informações sobre o Sistema Confea/Crea”, destacou o supervisor das regiões do Vale do Aço e Nordeste, Rômulo Antônio Campos Braga. 

A Expo Usipa é reconhecidamente uma das mais importantes exposições que envolvem indústria, comércio e prestação de serviços em Minas Gerais, e nesta edição contou com 183 empresas expositoras e mais de 30 mil visitantes, atraindo novas marcas e fomentando a consolidação de negócios na região do Vale do Aço. “Aqui toda a sociedade está mais próxima, e queremos aproximar mais ainda. Queremos um Crea aberto a todos, para continuar prestando serviços para o cidadão, profissionais e empresas”, afirmou o conselheiro do Crea-Minas, engenheiro eletricista José Raposo Barbosa.

alfenas
 

Ética e relacionamento profissional entre o fiscal e as empresas prestadoras de serviços de engenharia foram os assuntos tratados em uma reunião, no dia 17 de julho de 2018, entre o inspetor-chefe de Alfenas, engenheiro civil Antônio Azevedo; o engenheiro civil Luiz Fernando Rodrigues, da Secretaria de Obras, e o engenheiro civil Gabriel Ferreira, da Secretaria de Desenvolvimento Estratégico da prefeitura de Alfenas. 

Segundo Antônio Azevedo, o objetivo da reunião foi orientar os engenheiros civis da prefeitura de Alfenas sobre os procedimentos que devem ser adotados em uma relação contratual entre as partes envolvendo serviços de engenharia. “Deve-se advertir as empresas que deixarem de cumprir as cláusulas contratuais. E os responsáveis técnicos devem estar cientes que podem, até mesmo, responder por infração ético-disciplinar”, destacou o inspetor-chefe.  

Antônio Azevedo também reforçou que o Crea-Minas está de portas abertas para orientar os profissionais sobre a legislação do Sistema Confea/Crea e que é função do Conselho defender a sociedade da prática ilegal das atividades de engenharia. 

Fiscalização Regionalizada Dirigida (FRD)

Outro assunto discutido na reunião foi a primeira ação de Fiscalização Regionalizada Dirigida (FRD) que ocorreu este ano, em Alfenas. A FRD reuniu fiscais das inspetorias de Alfenas, Varginha e São Sebastião do Paraíso, que integram a Região Sul do Crea-Minas, e ocorreu entre os dias 09 a 13 de abril de 2018. “Na ocasião, foram fiscalizadas 198 obras e nove empresas de construção civil. Verificamos, ainda, se as empresas e as obras possuíam um responsável técnico legalmente habilitado junto ao Conselho”, ressaltou. 

Também participaram das discussões, a superintendente de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento Estratégico, arquiteta e urbanista Lilian Azevedo; e a engenheira civil Samira Herculano Pereira, também da respectiva secretaria.

A coordenadora da Câmara Especializada de Geologia e Minas do Crea-Minas, geóloga Francisca Maria Ribeiro Printes, participou da Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Geologia e Minas (CCEGM) realizada na sede do Crea-SP entre os dias 18 e 20 de julho de 2018.

Na abertura da reunião, o presidente do Crea-SP, engenheiro de telecomunicação Vinicius Marchese Marinelli, destacou o papel primordial da área de Geologia e Minas na estrutura do Crea-SP, ressaltando o desempenho do setor no quesito de fiscalização. Ele também salientou a importância da celebração de convênios com instituições como o Departamento Nacional de Produção Mineral e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo para otimizar os processos de fiscalização de ambos os órgãos.

Fizeram parte da programação, algumas palestras como o “Planejamento da Atividade Mineral nos Planos de Desenvolvimento Urbanos Integrados (PDUIs) e Planos Diretores Municipais (PDMs)”, proferida pela geóloga Gláucia Cuchierato e o estudo de caso na “Mineração Dantas Gurgel & Cia Ltda” em Caicó, no Rio Grande do Norte, apresentado pelo engenheiro de minas e segurança do trabalho Julio Cesar de Pontes.

Durante a reunião foi anunciada a realização de um mini evento na Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea), um espaço que foi conquistado pelas coordenações para integração entre geólogos e engenheiros de minas. Além disso, está sendo planejado um evento, em Manaus, para discutir questões referentes à mineração. 

 (Foto: Crea-SP)

No dia 20 de julho de 2018, ocorreu a reunião dos Fóruns das Instituições de Ensino e das Entidades de Classe do Crea-SP em conjunto com o Colégio de Entidades de São Paulo no Espaço Técnico-Cultural do Crea-SP. Durante este encontro, foi realizado o Fórum de Política, Engenharia e Desenvolvimento do Crea-SP, que reuniu lideranças da área tecnológica.

Debates sobre a articulação política do Sistema Confea/Crea e definição de estratégias que garantam, junto ao poder público, a proteção das atribuições profissionais no trabalho de defesa da sociedade, pautaram o encontro. 

O assessor da Presidência do Crea-Minas, engenheiro civil Paulo Salomão, participou do encontro e destacou a importância dessa articulação para que o Sistema seja ouvido pelos parlamentares. “Precisamos mostrar a nossa força.É necessário que exista uma participação efetiva, e mais importante, presente do Confea/Crea em eventos como este. Visitas eventuais não bastam”, enfatizou. Além disso, o engenheiro afirma que o evento serviu ainda para esclarecer sobre o funcionamento do Congresso, a tramitação dos PLs e a necessidade de um apoio a debates como este. Paulo reforçou a importância da união dos engenheiros.

Uma das discussões, sobre o Projeto de Lei 9.818/2018, foi conduzida pelo autor do projeto, deputado Ricardo Izar, que atua principalmente em temas que visam a defesa do consumidor e a regulamentação profissional. Em seguida, a palestra, “A atuação do Sistema Confea/Crea na formulação de Âmbito Nacional e as posições estratégicas para o segmento”, foi ministrada pelo cientista político Walter Bittar. Outras duas palestras fizeram parte da programação, “A Engenharia em sintonia com o futuro” pelo engenheiro Fabio Luís Garbossa e “INSS X Construção Civil” apresentada pelo professor e consultor empresarial e tributário Jean Pansarella. 

No rol de parcerias às atividades de divulgação da Mútua com os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) está o apoio anual aos Regionais, destinado ao custeio das delegações para a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), o congresso anual do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Neste ano, com a chegada da 75ª edição do evento, que será realizada de 21 a 24 de agosto, em Maceió (AL), os Creas já estão em fase de formatação de suas atividades de divulgação da Mútua, como contrapartida ao apoio que viabiliza a ida de profissionais que integrarão as comitivas dos Conselhos Regionais.

Além de oportunizar a participação de profissionais no maior evento da Engenharia e da Agronomia do país e, consequentemente, colaborar nas discussões para a melhoria do Sistema, os convênios ampliam a divulgação da Caixa de Assistência, pois os Creas incluem a Instituição em suas ações de divulgação referentes ao evento e em outras iniciativas, como banners e impressos distribuídos nos estandes da ExpoSOEA - feira tecnológica realizada simultaneamente à Semana Oficial - e no próprio Crea, tornando o convênio frutífero e positivo para ambas as partes.

A Mútua, que atua na oferta de benefícios e na prestação assistencial, tem a SOEA como uma das principais oportunidades para estar próxima dos profissionais, com estande onde é disponibilizado atendimento para a inscrição de novos sócios, prestação de informações sobre os benefícios, planos de saúde, TecnoPrev (previdência complementar), convênios de desconto, programas assistenciais - como o PIM -, e, ainda, possibilita que a Instituição receba o feedback de sua atuação, colha sugestões e apresente iniciativas institucionais, como suas premiações de incentivo à inovação e empreendedorismo: o Mútua Premia e o Prêmio Mútua-Anprotec.

75ª SOEA

A Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), realizada anualmente pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, é considerada o maior evento da Engenharia e da Agronomia no Brasil, reunindo, todos os anos, mais de três mil profissionais, estudantes e especialistas. A edição deste ano terá como temática central “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil” e acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, na capital alagoana.

(Imagem: Turismo Alagoas)