O Crea-Minas promoveu no dia 19 de abril de 2018 uma ação de fiscalização no município de Ubá. A obra fiscalizada trata-se da cadeia pública masculina localizada no Sítio Brejauba, na zona rural da cidade.

Foi fiscalizado o exercício profissional das diversas modalidades da área tecnológica responsáveis pelos projetos de terraplanagem, estruturais, arquitetônico, esgotamento sanitário, elétrico, prevenção e combate a incêndio, segurança do trabalho (PCMAT), concretagem, dentre outras atividades. De acordo com o fiscal da inspetoria de Ubá, Leandro Abreu, nenhuma irregularidade foi encontrada na obra e nenhuma ocorrência foi gerada.

Os projetos da cadeia foram desenvolvidos pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão vinculado ao Ministério da Justiça que auxilia na  execução penal brasileira, e sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop). O projeto, que visa capacidade para 388 detentos, teve sua construção iniciada em setembro de 2017 com prazo de execução de 360 dias. A Construtora Itamaracá LTDA, de Belo Horizonte, é responsável pela construção da obra cuja estimativa de valor é de R$18.840.356,38. A obra gerou mais de 80 empregos diretos e indiretos com um total de 7 empresas subcontratadas até o presente momento.

Na ação, foi fiscalizado ainda o registro junto ao Crea-Minas das empresas subcontratadas e a Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T.) de todas as atividades.